terça-feira, 24 de outubro de 2023

Provérbios 21 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 21
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 21 – Muita coisa pode-se aprender nas sábias palavras de Provérbios, “naturalmente, ele se apresenta como a Palavra de Deus; esta é uma das suas características mais marcantes”, destaca Walter Kaiser.

“A sabedoria, uma caraterística divina, é personificada no livro como um ser que interage com os seres humanos. Em [Provérbios] 1:20-33; 8:1-3; 9:1-6, 13-18, ela (sabedoria) é posta em oposição à ‘mulher-loucura’”, analisam Gerhard Pfandl e Ángel M. Rodriguez.

As mulheres têm força e poder. Dependendo de seu humor, influenciam todos ao seu redor. Se forem irresponsáveis em suas palavras e comportamentos, afetam de tal forma que ninguém consegue interceptá-las; por isso, a briga constante promovida pode ser tão insuportável que até mesmo viver num ambiente inóspito como o deserto seria preferível (Provérbios 21:9, 19).

Embora a ira no homem também suscita confusão, brigas e violência (Provérbios 17:1; 29:22), o poder da mulher no lar é maior. O sábio reconhece isso dando ênfase na advertência às mulheres: “A esposa briguenta é como uma goteira constante” (Provérbios 19:13). Provérbios 21:9 é repetido em Provérbios 25:24. Tal reiteração deve ser devidamente considerada com atenção: “Melhor é viver num canto sob o telhado [pegando sol quente, frio da noite e chuvas] do que repartir a casa com uma mulher briguenta”.

O poder feminino é muito grande, é necessário que mulheres cuidem suas influências: “A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; detê-la é como deter o vento, como apanhar óleo com a mão” (Provérbios 27:15-16). Por conseguinte, o sábio alerta: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” (Provérbios 14:1).

Tudo isso não tem nada a ver com machismo, mas com sabedoria:

• O homem que deseja um lar agradável precisa escolher bem sua esposa, e a mulher precisa escolher bem suas atitudes.
• É certo que, por trás de um grande homem tem uma grande mulher – tem sempre uma grande mulher!

O poder influenciador de uma mulher é demasiado grande, é disso que trata Provérbios! A mulher pode influenciar marido e filhos a serem excelentes líderes (Provérbios 21:1-8), bondosos, benignos, éticos, compassivos, pacientes e justos (Provérbios 21:10-18) e a seguirem o caminho da honra, da diligência, da integridade e da sabedoria (Provérbios 21:20-31).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...