segunda-feira, 2 de outubro de 2023

OFERTAMOS APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

de outubro

OFERTAMOS APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

Queremos que estejam informados a respeito da graça de Deus que foi concedida às igrejas da Macedônia. Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles transbordou em grande riqueza de generosidade. 2 Coríntios 8:1, 2

Jerusalém era um centro de peregrinação religiosa que atraía muitos pobres. Para ajudá-los, os judeus espalhados pelo mundo enviavam donativos regularmente. Porém, as autoridades locais cortaram toda assistência àqueles que haviam se tornado cristãos. Além disso, Jerusalém fora atingida por vários surtos de fome durante o reinado do imperador Cláudio (41-54 d.C.).

Nessa situação, Paulo sentiu ser seu dever promover entre as igrejas cristãs uma arrecadação de donativos destinados a esses cristãos pobres. Mas ele estava relutante em pedir ajuda aos irmãos da Macedônia. Desde o início de sua experiência cristã, por se recusarem a qualquer envolvimento com a idolatria, eles haviam experimentado perseguições (At 16–17; Fp 1:29; 1Ts 2:13). Isso incluía a destruição de propriedades e o saque de seus bens. Porém, quando eles souberam da necessidade dos irmãos judeus e da coleta que estava sendo feita, eles se ofereceram para colaborar e insistiram em ter o privilégio de participar.

Anos antes, por meio de uma visão, Deus dera a Paulo uma revelação sobre onde trabalhar. Um macedônio lhe rogava, dizendo: “Passe à Macedônia e ajude-nos” (At 16:9). Obediente, Paulo viajara para a Macedônia e os ajudara com a pregação do evangelho. Posteriormente, as igrejas da Macedônia o ajudaram com suas ofertas. Embora passassem por grandes dificuldades, contribuíam generosamente. Aqui temos uma lição: “Quando experimentamos a graça de Deus em nossa vida, não usamos as circunstâncias difíceis como desculpa para deixar de contribuir. […] A graça de ofertar é exercitada apesar das circunstâncias” (Warren W. Wiersbe, Comentário Bíblico Expositivo, v. 5, p. 858).

Devemos nos perguntar: costumo ofertar regularmente? Eu já me ofereci e até mesmo insisti para colaborar financeiramente em algum projeto da igreja? Pode ser dito que contribuo generosamente? Há alguma circunstância em minha vida que sirva de desculpa para eu não ofertar? 

https://youtu.be/7zCj-LFcnBQ?si=chRSZPln20BcH4N_

https://mais.cpb.com.br/meditacao/ofertamos-apesar-das-circunstancias/

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...