quarta-feira, 20 de setembro de 2023

O SAMARITANO AGRADECIDO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

20 de setembro

O SAMARITANO AGRADECIDO

Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz. Lucas 17:15


Há muitos tipos de lepra. Aquela que é destacada na Bíblia desfigurava o possuidor e era altamente contagiosa. Era terrível a condição de um leproso. No aspecto físico, a lepra ia cobrindo o corpo de escamas brancas. Com o tempo, partes do corpo podiam cair: um dedo, a ponta do nariz ou uma orelha. No aspecto espiritual, o leproso era considerado imundo, alguém atingido pela ira de Deus e merecedor de infortúnio por causa de algum pecado grave. No aspecto social, em Israel havia regras severas para evitar a propagação da doença. Assim que o indivíduo fosse constatado como leproso, era expulso da cidade. Como não havia cura, o leproso nunca mais poderia estar com sua família e amigos. Viveria o resto de seus dias sozinho ou em companhia de outros leprosos.

O evangelho conta que Jesus, certa vez, curou dez leprosos:

“De caminho para Jerusalém, Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e gritaram:

– Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós!

Ao vê-los, Jesus disse:

– Vão e apresentem-se aos sacerdotes.

Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-Lhe. E este era samaritano” (Lc 17:11-16).

Que bênção aqueles homens receberam! A vida deles mudou completamente. Tinham o corpo saudável e a pele limpa. Eram considerados perdoados por Deus. Podiam regressar para a família, para a sociedade. Podiam fazer planos para o futuro e se empenhar por realizá-los. Mas, para um deles, havia algo prioritário. Precisava agradecer. Precisava reencontrar seu Benfeitor e dar glórias a Deus.

Precisamos agradecer a Deus, que nos concede constantemente todo tipo de bênçãos. Mas, também, precisamos agradecer às pessoas. Há alguém em sua vida que o abençoou e fez a diferença em sua trajetória? Você já lhe agradeceu? Faça isso hoje.

https://youtu.be/0XNXB78mtv8

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...