domingo, 10 de setembro de 2023

O MISTÉRIO REVELADO

 Meditação Diária

10 de setembro

O MISTÉRIO REVELADO

Ao lerem o que escrevi, poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos Seus santos apóstolos e profetas, pelo Espírito. Efésios 3:4, 5


Jesus Cristo era o mistério que estava oculto, mas que foi revelado no tempo determinado por Deus (Ef 3:4-5; Cl 1:26; Rm 16:26). Contudo, esse mistério não era totalmente desconhecido, porque já estava indicado nos escritos proféticos do Antigo Testamento. Em relação às Escrituras, Jesus declarou: “São elas mesmas que testificam de Mim” (Jo 5:39). O Antigo Testamento apontava para o futuro, indicando a vida e a missão de Cristo quando aqui viesse; e o Novo Testamento se reporta ao passado, revelando que Ele de fato veio e cumpriu tudo quanto estava escrito a Seu respeito.

A vida e obra de Cristo são o fundamento e o centro das Escrituras. Todos os milagres e histórias, todas as profecias e parábolas giram em torno Dele e de Seu plano para salvar. As Escrituras declaram: “Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o Universo. O Filho […] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu Ser” (Hb 1:1-3).

Assim, a revelação começada no Antigo Testamento continua no Novo e se concentra em Jesus Cristo, que é seu autor e também seu tema central. Podemos perceber esse fato desde o relato sobre a criação: “Pois Nele [em Jesus] foram criadas todas as coisas, nos Céus e sobre a Terra […]. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele” (Cl 1:16). A mesma ênfase também é encontrada na promessa final que Ele fez: “Certamente cedo venho” (Ap 22:20).

De todas as formas pelas quais Deus Se revelou, aquela que nos veio por meio de Cristo é a mais completa e perfeita. Ele afirmou: “Quem vê a Mim vê o Pai” (Jo 14:9). Quando as pessoas O viam demonstrar misericórdia, justiça, sabedoria e perdão, quando elas O observavam curar, ensinar, animar, fortalecer e consolar, estavam recebendo a mais clara revelação do caráter de Deus.
Hoje, ao ler sua Bíblia, concentre-se em Jesus e agradeça a Deus o dom de Seu Filho e tudo o que Ele representa. 


https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-misterio-revelado/
https://youtu.be/f5V_eDBDItI

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...