segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Salmos 128 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 128
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 128 – A família é especial; como tal deve ser tratada, valorizada e cuidada.

Kurt Brunes e Steve Stroope declaram que “se você já fez parte de uma família amável e saudável, você já sentiu o doce aroma do paraíso. Se você já viveu em um lar problemático e dividido, você já sentiu o cheiro do inferno”.

Depois disso, ele afirmou que “o lar é o contexto primário de nossa formação espiritual – para melhor ou para pior. Deus nos programou para relações de carne e osso com uma mãe, um pai, uma esposa, uma criança e outros que profundamente moldam nossa percepção e experiência de fé – tenham eles essa intenção ou não”.

O Salmo 128 sustenta esta visão. O escritor Hernandes Dias Lopes diz que “esse é o último Salmo da terceira trilogia dos cânticos de romagem. Não sabemos quem foi seu autor, mas sabemos que há uma estreita conexão com o Salmo anterior. No Salmo 127, vemos o começo da família e a chegada dos filhos. Aqui, no Salmo 128, vemos a prosperidade material, os filhos crescidos, a família unida, a chegada dos netos e a prosperidade de Jerusalém... Charles Swindow, examinando os Salmos 127 e 128 conjuntamente, diz que temos aqui uma progressão da vida familiar: 1) O nascimento do lar (127:1-2); 2) Filhos nascem no lar (127:3-5); 3) Liderando o lar (128:1-3); 4) Bênçãos dos anos futuros, além do lar (128:4-6)”.

Os avós têm papel fundamental na sociedade e especialmente no seio familiar. Comentando sobre eles baseando-se na Bíblia, Antonio Estrada observa:

“Nesta passagem-chave [Deuteronômio 6:1-2; 4:9-10] a figura do avô como centro da transmissão da geração. Não é o filho quem chama ao pai e ao filho, mas o avô que convoca aos filhos e aos netos... Quando o avô está no lar ocasionalmente ou permanentemente, deve preceder o altar familiar enquanto sua capacidade mental e espiritual o permitem... Seu lugar é uma posição de honra. Entre as bem-aventuranças do lar que registra o salmista, está a seguinte: ‘O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias da tua vida, vejas os filhos de teus filhos [netos]. Paz sobre Israel’ (Salmo 128:5-6)”.

Nossa sociedade carece de avós mais sábios espiritualmente. Oremos por isso! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...