quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O MELHOR ADORNO

 Meditação Diária


6 de setembro

O  MELHOR ADORNO

Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. 1 Pedro 3:3, 4

Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro dedicou um parágrafo a uma instrução especialmente endereçada às mulheres (1Pe 3:1-6). Porém, os princípios contidos nessa orientação servem para todos. Ele fala sobre a beleza, e a palavra-chave utilizada é “adorno” (kosmos – de que deriva a palavra “cosmético”). Já naqueles dias, havia uma tendência à supervalorização da aparência e do vestuário, uma preocupação exagerada com a beleza exterior – o que exigia muito trabalho, tempo e dinheiro.

A questão parece ser: Qual é o melhor adorno? Em sua resposta, ele contrasta os diferentes adornos externos com o adorno interno. Inspirado por Deus, Pedro nos diz que o melhor adorno não está relacionado ao cabelo e aos penteados, por mais vistosos e apreciados que possam parecer. O melhor adorno não são os brilhantes e chamativos adereços pendurados no corpo. O melhor adorno não é o vestuário que cobre nosso corpo, por mais belo, elegante ou luxuoso que seja.

Na realidade, o melhor adorno, a verdadeira beleza, está no interior da pessoa: seu caráter, aquilo que ela realmente é. Isso é o que o apóstolo chama de “beleza permanente”, porque todas as coisas anteriormente mencionadas em pouco tempo vão desaparecer (cf. 1Pe 1:24; Pv 31:30). Essa beleza que permanece consiste em “um espírito manso e tranquilo”. Na avaliação de Deus, esse é o melhor adorno, essa é a beleza que possui grande valor e não se extingue. Isso não significa que vamos viver de modo desleixado, sem asseio ou sem qualquer preocupação com a aparência e o vestuário. O condenável é o orgulho, a vaidade, a extravagância, ou seja, a inversão de prioridades.
Portanto, nossa prioridade deve ser a formação de um bom caráter, que é de grande valor diante de Deus. Vamos buscá-la com empenho, enquanto olhamos constantemente para Seu Filho, o Modelo que devemos imitar (Mt 11:29). 

https://youtu.be/ha5RF-MxerU

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...