sábado, 16 de setembro de 2023

O ESPÍRITO SANTO NOS CRENTES

 Meditação Diária

16 de setembro

O ESPÍRITO SANTO NOS CRENTES

O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que Eu lhes disse. Jo 14:26

   Quando alguém aceita a Jesus como Salvador e Senhor, seu coração se abre para a entrada do Espírito Santo. Cumpre-se a promessa de Cristo aos discípulos: “E Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre. […] Vocês O conhecem, porque Ele habita com vocês e estará em vocês” (Jo 14:16, 17).

   Outra obra do Espírito Santo é lembrar tudo o que Jesus disse. Isso foi importante inclusive para aqueles que escreveram os evangelhos. Quando Jesus viveu entre nós, não existiam os livros do Novo Testamento. Eles só começaram a ser escritos cerca de 20 anos depois de Jesus ter retornado para o Céu. Os primeiros documentos do Novo Testamento a ser escritos foram as cartas apostólicas. Os evangelhos foram escritos mais tarde. O evangelho de João só foi preparado 60 anos após Jesus ter vivido neste mundo. Os evangelistas, de fato, precisaram que o Espírito Santo lhes lembrasse o que havia ocorrido tanto tempo antes para que registrassem tudo com fidelidade.

   Jesus também prometeu que o Espírito Santo ensinaria todas as coisas. Essas palavras foram proferidas em Seu último encontro com os discípulos, poucas horas antes de ser preso e crucificado. Naquela ocasião, Ele acrescentou: “Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora” (Jo 16:12). Preste atenção nessas palavras. Ele não disse: “Eu lhes ensinei tudo o que havia planejado.” Ou: “Eu ensinei tudo o que vocês precisavam saber.” O que Ele disse foi: “Tenho ainda muito para lhes dizer.” Depois disso, Ele foi para a cruz, subiu ao Céu e não disse o que havia deixado para falar futuramente. Mas Ele acrescentou: “Quando vier o Espírito da verdade, Ele os guiará em toda a verdade” (Jo 16:13).

   Portanto, Jesus ensinou o essencial. O restante Ele diria posteriormente, por meio do Espírito Santo. Como o Espírito fez isso? Por meio da revelação concedida àqueles que escreveram as epístolas e o Apocalipse.

   Permita, hoje, que o Espírito Santo habite em você. Aceite toda a Sua instrução.

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...