quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O INIMIGO

 Meditação Diária

31 de agosto

O INIMIGO

Você era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade em você. Ezequiel 28:15

Lúcifer foi criado perfeito e era “o mais elevado de todos os seres criados” (O Desejado de Todas as Nações, p. 610 [758]). Porém, ele escolheu se afastar de Deus e enveredar no mal. Pela revelação que nos foi dada, sabemos que desde sua rebelião até sua aniquilação, ele passará por vários estágios, ficando cada vez mais limitado em suas ações.

Quando ele se rebelou contra Deus (Ap 12:7-9), houve a primeira limitação: Ele foi expulso do Céu. Não pôde mais residir ali. Perdeu suas funções de confiança junto ao trono. Mas teve permissão para entreter conversa com os anjos de Deus, fora dos portões do Céu e andar pelo Universo tentando os habitantes dos mundos (História da Redenção, p. 20 [27]). O nosso mundo foi o único a pecar.

Uma segunda limitação aconteceu quando Cristo morreu na cruz. Referindo-Se a esse evento, Jesus afirmou: “Chegou o momento de este mundo ser julgado, e agora o seu príncipe será expulso” (Jo 12:31). Paulo, ao explicar o que ocorreu, afirmou que Jesus, “despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2:15). Ali, Satanás foi desmascarado. Ele mostrou quem ele realmente é, embora ainda não completamente, e perdeu o acesso a outros mundos. Mas continuou com a permissão para tentar a humanidade (Ap 12:12).

A próxima limitação acontecerá com o fechamento da porta da graça (Ap 7:1-3). Todos os remidos estarão selados, e Satanás não conseguirá mais afastá-los dos caminhos de Deus, mas terá permissão para exercer completo domínio sobre os ímpios, o que é simbolizado pela soltura dos quatro ventos.
Depois disso, haverá uma nova limitação por ocasião da segunda vinda de Cristo (Ap 20:1-6), a qual perdurará durante o milênio. Não haverá nenhum ser humano vivo na face da Terra a quem ele possa tentar. Terá a permissão de viver na Terra e contemplar o caos que ele mesmo causou.

Ao se encerrar o milênio, com a ressurreição dos ímpios, ele terá uma breve permissão para enganá-los. Então, sua última limitação será definitiva: ele será destruído no lago de fogo (Ap 20:3, 7-10). Alegre-se! O inimigo está com seus dias contados. Aceite a vitória de Cristo sobre Satanás. Apodere-se da força de Deus. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-inimigo/

https://youtu.be/nYYudzXYTR0

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...