quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Salmos 117 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 117
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 117 – É a riqueza da bondade, tolerância, paciência e misericórdia de Deus que leva-nos ao arrependimento, diz Paulo em Romanos 2:4. Este princípio está claro também neste minúsculo Salmo.

Este “é o mais curto dos Salmos, um hino em honra ao cuidado de Deus. Todos devem louvar ao Senhor por dois motivos: Seu amor constante e Sua fidelidade. Deus ama com altruísmo, é fiel à aliança e cumpre Suas promessas. Os seres humanos O louvam por reconhecerem Seus feitos extraordinários e Sua bondade”, destaca a Bíblia Andrews.

Este tão pequenino Salmo revela uma teologia da adoração e da salvação que é tanto universal quanto exclusivista. O Salmo convoca todas as nações e povos a adorarem ao Deus verdadeiro, reconhecendo Sua imensurável misericórdia e fidelidade. Ao mesmo tempo, o salmo enfatiza que somente em Deus há salvação, e que essa salvação é exclusiva para aqueles que creem nEle. Isso revela uma teologia que celebra a diversidade das nações e povos, mas também reconhece a singularidade e superioridade de Deus como o único caminho de salvação.

• Jesus, que declarou ser o único caminho, verdade e vida, “antes de deixar o cenáculo... dirigiu os discípulos num hino de louvor. Sua voz se fez ouvir, não nos acentos de uma dolorosa lamentação, mas nas jubilosas notas da aleluia pascoal... o Salmo 117”, informa Ellen White.

• Além de Jesus, o grande teólogo e apóstolo “Paulo cita as palavras deste verso [Salmo 117:1], mostrando que em Cristo a misericórdia de Deus foi ampliada aos gentios e aos judeus (Rm 15:11” (CBASD).

Em Apocalipse 14, as três mensagens angélicas convocam todas as pessoas a se arrependerem e a voltarem para Deus. Elas são mensagens para o tempo do fim e exortam as pessoas a temerem a Deus, dando-Lhe glória e adorando-O como o Criador do Céu, da Terra, do mar e de tudo o que neles há. Essas três mensagens apocalípticas destacam a universalidade do propósito de Deus, e revelam-nos que Deus é o Deus de todas as nações e povos; e que, a adoração e o louvor a Ele devem ser oferecidos por todos. Evidenciando assim que, a mensagem do evangelho é para todos, independentemente de sua origem étnica ou cultural.

Então, reavivemo-nos vivendo a mensagem do Salmo 117 – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...