quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O IMPACTO DAS PALAVRAS

 Meditação Diária

30 de agosto

O IMPACTO DAS PALAVRAS

Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e remédio para o corpo. Provérbios 16:24

Já aconteceu, um dia cedo, de alguém lhe dizer algo que o afetou profundamente? Você ficou tão triste e preocupado que, na hora do almoço, não teve fome e, à noite, o sono não veio. Então pensou: “Como podem poucas palavras ferir tanto? Magoar tanto?” Felizmente, há manhãs em que pessoas nos dizem boas palavras que iluminam nosso dia e nos abençoam grandemente.

Nossas palavras, faladas ou escritas, têm o poder de impactar a vida de outros para o bem ou para o mal. Elas podem entristecer e angustiar, mas também podem animar, alegrar, convencer, persuadir, provocar mudanças e fazer as coisas acontecerem.

O poeta Olavo Bilac nasceu em 1865. Desde cedo, dedicou-se ao jornalismo e à literatura. Participou ativamente na política e em campanhas cívicas. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e é o autor da letra do Hino à Bandeira. Em seus dias, foi considerado um dos poetas mais populares, conhecido como o “príncipe dos poetas brasileiros”.

Conta-se que, certa vez, ele caminhava em uma rua quando foi abordado por um amigo, dono de um pequeno comércio. O homem lhe disse que precisava de um favor. Estava pensando em vender o sítio, que era bem conhecido por Olavo, mas não sabia como redigir o anúncio que seria veiculado no jornal. Então, prontamente, Olavo Bilac apanhou um papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda.”

O homem agradeceu, e eles se despediram. Meses depois, encontraram-se novamente. O poeta, então, perguntou ao amigo se havia vendido o sítio. O outro respondeu: “Nem pensei mais nisso! Quando li o anúncio, percebi a maravilha que tinha.” O sítio ainda era o mesmo, mas aquelas poucas palavras, tão bem redigidas, haviam feito com que seu dono o encarasse de outra maneira.

Embora não tenhamos o talento de Olavo Bilac para manejar as palavras, procure hoje usar palavras agradáveis que transmitam bênção àqueles que as recebem.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-impacto-das-palavras/
https://youtu.be/GkcYp3nFTRU

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...