quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Salmos 116

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 116
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 116 – A vida pautada na gratidão cheia de satisfação será a resposta apropriada à infinita misericórdia divina demonstrada em situações críticas em que nos envolvemos.

O salmista reage desta forma na escrita do Salmo 116. As palavras inspiradas ali descritas são mais que expressões de fé. Refletem a lealdade e amor de alguém que obteve uma correta compreensão de Deus e desfrutou de Sua soberana intervenção.

• Deus resgata-nos dos maiores problemas e perturbações que geralmente enfrentamos. Isso nos enche a alma de alegria (Salmo 116:1-11).

• Deus merece nosso compromisso fiel resultante da gratidão por Sua graciosa intervenção, especialmente pelo precioso e maravilhoso plano da salvação (Salmo 116:12-17). Nesse contexto, o pavor da morte é substituído pela por outra visão: A morte do santo é preciosa. “Santos não são pessoas que não pecam, muito embora odeiem o pecado. São totalmente consagradas ao Senhor e, por isso, espirituais ou piedosas. Aos olhos de Deus, a morte de uma pessoa assim é preciosa, porque os fieis morrem acreditando nEle (ver Ap 14:13). O Senhor nunca se esquecerá deles” (Bíblia Andrews).

• Deus ouve nossas orações quando estamos em aflição; Ele age e nos restaura trazendo alívio ao nosso coração. Por conseguinte, merece nosso louvor e compromisso, e nossa adoração e devoção constantemente (Salmo 116:18-19).

Salmo 116:12 contém uma pergunta retórica que deve levar-nos incansavelmente à reflexão. “Não existe maneira de retribuir Sua bondade; podemos somente aceitá-la, ser gratos por ela e viver em agradecimento e respeito, segundo a vontade divina, tendo em mente a grande misericórdia que recebemos”, argumenta a Bíblia Andrews.

Sobre esse mesmo versículo, Ellen White comenta:

“Se grandes resultados podem ser alcançados por grandes esforços e grandes sofrimentos, quem dentre nós, que seja súdito da divina graça, pode recusar o sacrifício [de servir a Cristo]? O evangelho de Cristo inclui em seus reclamos toda alma que tenha ouvido a mensagem das novas de grande alegria. Que daremos a Deus por todos os Seus benefícios para conosco? Sua incomparável misericórdia jamais pode ser retribuída. Somente pela voluntária obediência e servido de gratidão podemos testificar de nossa lealdade e coroar com honra nosso Redentor”.

Diante disso, reavivemo-nos no evangelismo! Sacrifício em servir a Deus e obediência ao Seu chamado são respostas naturais pelas imensuráveis graças recebidas! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...