sábado, 26 de agosto de 2023

O FRACASSO DE ISRAEL

 Meditação Diária

26 de agosto

O FRACASSO DE ISRAEL

Eu lhes digo que o reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Mateus 21:43


plano de Deus de anunciar a salvação à humanidade mediante Israel não se concretizou conforme o ideal de Deus, mas foi alcançado de outra maneira. Isso foi exposto por Jesus na parábola dos lavradores maus (Mt 21:33-43). As causas básicas do fracasso de Israel em ser a luz do mundo foram duas. A primeira foi a atitude de tentar conservar as bênçãos de Deus somente para si. Ellen G. White afirmou: “De forma egoísta, guardaram para si mesmos aquilo que teria levado cura e vida espiritual a incontáveis multidões”, e “os pagãos foram olhados como estando fora do alcance de Sua misericórdia. A luz da verdade foi retida, e as trevas prevaleceram. As nações foram cobertas com o véu da ignorância; o amor de Deus era pouco conhecido, e o erro e a superstição floresceram” (Profetas e Reis, p. 415, 218 [705, 371]).

A segunda causa do fracasso de Israel foi a rejeição do Filho de Deus. As profecias anunciavam dois aspectos da obra do Messias: como sofredor e como rei. Os israelitas desconsideraram o primeiro e se concentraram apenas no segundo. Assim, quando o Messias veio, humilde, pobre, manso e sofredor, não O receberam (Jo 1:11) e se encarregaram de matá-Lo. “Tropeçaram na pedra de tropeço”, e isso ocorreu porque foram “descrentes” e “desobedientes” (1Pe 2:6-8; Rm 9:30-33).

O fracasso de Israel trouxe resultados. Primeiramente, eles receberam os resultados do que estava previsto na aliança aos desobedientes (Dt 28:15-68). Em segundo lugar, Israel deixou de ser o povo peculiar incumbido de evangelizar o mundo. Os judeus, individualmente, podem crer no evangelho, ser salvos e participar da missão (Mt 21:43; Rm 11:1, 2). Deus, porém, escolheu a igreja cristã para dar continuidade à missão de Seu povo. A igreja deve ser a luz do mundo. Ela é o Israel espiritual, do qual fazem parte judeus e gentios (Ef 2:11-22; Rm 10:12, 13; Gl 3:28, 29; Mt 28:19, 20).

Hoje, você e eu pertencemos ao povo missionário de Deus. Façamos nossa parte. Deus conta conosco.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-fracasso-de-israel/
https://youtu.be/dQbgEt-70PA

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...