segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O CULTO CRISTÃO PRIMITIVO

 Meditação Diária

14 de agosto
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-culto-cristao-primitivo/

O CULTO CRISTÃO PRIMITIVO

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42


texto para nossa meditação declara que havia quatro elementos dominantes no culto cristão primitivo.

O ensino dos apóstolos. 
Diferentemente de todas as outras religiões, com base em ritos, a religião cristã está alicerçada na Revelação. Nela, o ensino ocupa o primeiro lugar. Muitas passagens de Atos e das epístolas mostram o que Deus fez por nós e o que Ele espera de nós. A pregação apostólica se concentrava em Cristo. O ensino dos apóstolos incluía todo o ministério da Palavra, composto de profecia, exortação, conhecimento, sabedoria, revelação, línguas interpretadas e evangelização, entre outros exemplos.

A comunhão fraternal. Também é chamada de “comunhão do Espírito” (Fp 2:1), porque Ele a produz. Nessa comunhão não havia distinção entre judeus e gentios, escravos e livres, homens e mulheres (Gl 3:28). Ela acontecia quando estavam juntos, quando compartilhavam os bens materiais com os necessitados, quando serviam uns aos outros conforme os dons recebidos e pela relação de amor mútuo.

O partir do pão. Embora a expressão “partir do pão” possa se referir a uma refeição comum, no ambiente cristão logo passou a significar “tomar a Ceia do Senhor”. Isso era feito em obediência à ordem de Cristo, que havia dito: “Façam isto em memória de Mim” (Lc 22:19; 1Co 11:26). Na mentalidade hebraica, um memorial era mais que uma recordação. Era uma atualização do evento. Desse modo, o cristão que participava de uma Santa Ceia se sentia como tendo participado da primeira Ceia na presença de Cristo. Assim havia sido com a Páscoa para os judeus. Assim era com a Ceia do Senhor para os cristãos.

As orações. No templo e nas sinagogas, as orações eram litúrgicas, ou seja, escritas e recitadas. Mas no culto cristão, as orações eram livres. Incluíam: louvor, ações de graças, petições, intercessões, confissão de pecados e orações cantadas. É interessante notar que Paulo costumava incluir orações em suas cartas (cf. Rm 16:25-27; Ef 1:3-14). Elas serviam como modelo para ser usadas nos cultos.

Esses quatro elementos devem fazer parte de nossos cultos na atualidade. Há grande bênção em proceder assim.

https://youtu.be/iPn8jcLU1Ss

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...