terça-feira, 15 de agosto de 2023

Salmos 101 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 101
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 101 – Este sagrado poema inspirado expressa o desejo de um líder de agir de forma justa e rejeitar a maldade a sua volta.

Antes de avançar em um comentário, seria importante ter um vislumbre geral dos tópicos deste Salmo do Saltério hebraico:

Introdução: Apresentação do salmista líder e sua determinação; e promessa de cantar a misericórdia e o juízo de Deus (Salmo 101:1-2).

• Compromisso com a retidão: a) A determinação de agir com sabedoria e integridade: Decidindo caminhar na sinceridade de coração e praticando a justiça em todas as ações (Salmo 101:2-4). b) A decisão de buscar a pureza de vida: Escolhendo um caminho íntegro e recusando a olhar o que é perverso (Salmo 101:3-4).
• Aversão e rejeição do mal: a) O desprezo às práticas malignas: Decidindo não tolerar ao mal e optando pelo afastamento de corações perversos (Salmo 101:3-5). b) O compromisso de não envolver-se com pessoas maliciosas: Evitando relacionamentos prejudiciais moralmente, rejeitando pessoas hipócritas e fraudulentas (Salmo 101:5-7).
• Desejo de liderar corretamente com justiça: a) A promessa de destruir a maldade: Afirmando a autoridade divina sobre a Terra e eliminando os perversos da cidade de Deus (Salmo 101:5-8). b) A busca por líderes corretos: Dispondo-se a escolher servos fiéis e almejando ter em sua presença quem pretende fazer as coisas certas (Salmo 101:6-8).

Conclusão: O salmista está louvando a Deus (Salmo 101:1) e preza pelos Seus princípios (Salmo 101:6-8). No fim, o bem vencerá enquanto o mal será destruído (Salmo 101:8).

Alguém no Antigo Testamento que realmente viveu à altura do Salmo 101 foi Jó. O paciente homem rico e influente do Oriente expressou determinação em manter uma vida justa e reta demonstrando ênfase na integridade moral e no compromisso com Deus. Jó 31:1 faz referência à aliança que ele fez com seus olhos visando pela pureza; já em Jó 31:7, cita a decisão dele rejeitar ao mal em seus próprios passos e ações.

Além de Jó, Daniel foi um político que viveu à altura do Salmo 101, como Jó. Porém, acima desses, está Jesus, que veio instituir o reino de Deus e está à procura daqueles que têm vida íntegra para estar com Ele em Sua casa.

• Seremos escolhidos?

Jesus, de fato, eliminará a perversidade e salvará os fiéis. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...