quarta-feira, 23 de agosto de 2023

ESPÍRITO DA VERDADE

 Meditação Diária

23 de agosto

ESPÍRITO DA VERDADE

O Espírito da verdade [...] os guiará em toda a verdade. Ele não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. João 16:13


No último encontro com os discípulos, Jesus lhes garantiu que, enquanto Ele não retornasse a este mundo, eles não ficariam sozinhos. Teriam a permanente presença do Espírito Santo – que Cristo chama de Espírito da verdade. Ele não apenas estaria ao lado deles, mas habitaria neles. Jesus afirmou: “E Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece. Vocês O conhecem, porque Ele habita com vocês e estará em vocês” (Jo 14:16-18).

O Espírito Santo é o mestre da verdade. Parte de Sua obra é ajudar-nos a entendê-la. Por essa razão, ao abrirmos a Bíblia para estudá-la precisamos orar para que Ele ilumine nossa mente de modo que a possamos compreender. Ellen G. White advertiu: “Sem a orientação do Espírito Santo, […] estaremos continuamente sujeitos a distorcer as Escrituras ou a interpretá-las erroneamente. Muitas vezes, lê-se a Bíblia sem que haja qualquer proveito. Em muitos casos, essa leitura é até perniciosa. Quando a Palavra de Deus é aberta sem reverência e oração, quando os pensamentos e as afeições não estão centralizados em Deus nem em harmonia com Sua vontade, a mente fica obscurecida pelas dúvidas. O próprio estudo da Bíblia fortalece o ceticismo” (Caminho a Cristo, p. 110).

O mesmo Espírito de Deus que produziu a Bíblia e a preservou ao longo dos séculos deve aplicá-la à nossa vida. Sabendo que os princípios bíblicos não são alterados com o passar do tempo, devemos reconhecer que sua aplicação depende da época, da cultura, das circunstâncias e das necessidades dos ouvintes. A aplicação traz a verdade do mundo bíblico para o mundo atual. Ela brota naturalmente das ideias da mensagem bíblica e está relacionada à nossa vida. O Espírito da verdade nos faz perceber a lição espiritual que o texto contém para nós em meio às nossas lutas. Podemos fazer das palavras do conhecido hino nossa oração, pedindo a Deus que Seu Santo Espírito sacie nossa sede e fome de Sua Palavra: “Vem como água ao sedento / Traz ao faminto o pão” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, n. 43). 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/espirito-da-verdade/
https://youtu.be/ZJEMYN7ETOU

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...