quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Salmos 110 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 110
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 110 – Profundas verdades estão presentes desde a superfície deste Salmo. Quanto mais aprofunda-se em sua mensagem, mais impressionantes serão suas informações.

“Esse Salmo é uma pérola de inestimável valor e é merecidamente conhecido como a coroa de todos os Salmos. Trata-se de uma das principais passagens messiânicas no Antigo Testamento. Esse Salmo de Davi é o mais citado no Novo Testamento do que qualquer outra passagem do Antigo Testamento – é citado 21 vezes no Novo Testamento com relação a Cristo e Seu reino, e também pelo Senhor Jesus, pelo apóstolo Pedro e pelo autor aos Hebreus. Apenas no livro de Hebreus há dez alusões ao Salmo... Jesus o usou para provar Sua divindade e silenciar Seus críticos (Mt 22:41-46), e também para responder ao sumo sacerdote durante Seu julgamento (Mt 26:64). O Salmo fala tanto da exaltação do Messias como de Sua segunda vinda, e trata de Sua entronização e de Seu governo. Mostra como o Messias, ocupa ao mesmo tempo a função de Rei e de Sacerdote, e deixa claro que o Messias é Sacerdote para sempre, não mediante a ordem levítica, mas mediante uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque”, analisa Hernandes Dias Lopes.

O escritor deste Salmo foi extraordinariamente inspirado. “Davi emprega fórmulas de fala profética no Salmo 110... O Salmo está dividido em duas partes, cada uma iniciada por uma fórmula de introdução de ditos oraculares por profetas e videntes: ‘O Senhor disse’, no versículo 1, e ‘O Senhor jurou’, no versículo 4. Após cada fórmula segue-se uma palavra falada no estilo divino da primeira pessoa, um estilo característico de falas proféticas”, explica James Luther Mays.

Assim, possuindo compreensão mais ampla do Salmo 110, necessitamos reconhecer o duplo papel do Messias:

• Aceitando a autoridade e soberania de Cristo em nossa vida diária, submetendo-se à Sua perfeita liderança.
• Permitindo que Ele interceda por nós como Sacerdote no Santuário Celestial como nosso substituto na cruz e, perante Deus.

Além disso, precisamos olhar para além da exaltação de Cristo no Céu, pois o Salmo aponta para Sua segunda vinda a Terra, o que nos desperta uma esperança maior que a dos judeus no Antigo Testamento.

Devemos manter uma expectativa positiva mesmo em meio a desafios, sabendo que a redenção final está próxima! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...