segunda-feira, 21 de agosto de 2023

EIXO DA VIDA

 Meditação Diária

21 de agosto

EIXO DA VIDA

Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele. Romanos 8:8, 9


No capítulo 8 de Romanos, encontramos diversas realidades a respeito daqueles que têm o Espírito Santo, ou seja, das pessoas convertidas. Uma delas é a seguinte: quem tem o Espírito pertence a Deus. “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele” (v. 9). Fica claro que o contrário também é verdade – quem tem o Espírito de Cristo é Dele. Do ponto de vista espiritual há apenas duas classes de pessoas no mundo: os que pertencem a Deus e os que não pertencem. O que distingue uns dos outros é a posse ou não do Espírito.

Outra realidade é que quem tem o Espírito não está na carne. O capítulo contrasta o “estar na carne” com o “estar no Espírito”, e o “andar segundo a carne” com o “andar segundo o Espírito” (v. 4, 9). O que significam essas coisas? Elas se referem a dois estilos de vida. O que os diferencia é seu eixo. A vida na carne tem como eixo o próprio indivíduo. Ela é autocentrada. É vivida como se Deus não existisse. O que conta é agradar a si mesmo. Sua pergunta é: “Isso me agrada? Isso dá prazer? O que eu vou ganhar com isso?” A vida no Espírito, por outro lado, tem seu eixo em Deus. Sua intenção é agradar-Lhe. Antes de tomar uma decisão, a pessoa pergunta: “Esse é o caminho que Deus quer que eu siga? Essa é a vontade de Deus para mim? Isso agrada a Deus?”

Os que são da carne se inclinam para as coisas da carne. São inimigos de Deus e de Sua lei, e seu estilo de vida acaba em morte eterna. Em contrapartida, aqueles que são do Espírito se inclinam para as coisas do Espírito, amam a Deus e Sua lei, têm poder para vencer as paixões de seu corpo e vivem para agradar ao Senhor. Essa escolha os conduz à paz e à vida eterna (v. 5-8, 13).

Agora, pergunte a si mesmo: “Tenho andado segundo a carne ou segundo o Espírito? Tenho vivido para agradar a mim mesmo ou para agradar a Deus?” 

https://youtu.be/9L9oOZvCGe8

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...