terça-feira, 22 de agosto de 2023

Salmos 108 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 108
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 108 – Este magnífico Salmo começa louvando a Deus e expressando a determinação do autor, Davi, em louvá-lO com todo seu ser. Nos primeiros versículos, o salmista declara a grandiosidade e a fidelidade do Deus que merece ser louvado, exaltado e adorado.

Na sequência, os versículos 6-9 contêm profunda petição por ajuda divina. Seres humanos precisam da intervenção divina mesmo quando existem motivos para louvar e adorar.

• Mesmo para adoradores, a vida complexa, injusta e difícil neste mundo de pecados, necessita-se que clamem diante das dificuldades e peçam intervenção divina por inimigos que se levantam contra eles.

Por fim, apesar da visão turva do limitado e desconfiado pecador temeroso, o salmista demonstrou ser possível confiar na vitória provida pelo Todo-poderoso; isso é possível para quem está ciente ter Deus ao seu lado por estar sempre ao lado dEle. Desta forma, pode-se confiar nEle para a superação das imensuráveis adversidades que nos assolam de diversas direções e formas (Salmo 108:10-13).

Considere mais atentamente com oração...

• Deus fala de Seu Santuário, revelando Sua soberania ao executar Seus planos. A divisão de Siquém e a repartição do Vale de Sucote simbolizam o controle divino sobre os territórios humanos. Esta revelação deve prover em nós confiança de que além de Deus estar no controle, Ele interage na esfera humana (Salmo 108:7).

• Deus é dono de tudo e faz o que sabe ser melhor com Seu povo. Gileade, Manassés, Efraím e Judá contém afirmação de propriedade divina. O capacete (proteção) e o cetro (guia/direção) relacionados a Efraím e Judá indicam que Deus usa Seu povo com propósitos específicos estabelecidos por Ele. Nisso o mundo precisa reconhecer a soberania e sabedoria divina (Salmo 108:8).

• Deus vence todos os inimigos de Seu povo. Moabe, Edom e Filístia representam orquestrações bélicas contra o povo de Deus, ilustrando o Armagedom; contudo, a vitória será conquistada por Deus e então, concedida ao Seu povo (Salmo 108:9; Daniel 7:13-27; Apocalipse 16:16-19:21).

Em meio aos inimigos reais, fortes, estruturados, organizados e unidos (Salmo 108:6-9), é possível avançar em nossa jornada de fé junto ao salmista, declarando confiantemente: “Com Deus conquistaremos a vitória, e Ele pisará os nossos adversários” (Salmo 108:13).

Nosso foco não deve estar no poder opositor, mas no poder salvador de Deus!
Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...