domingo, 20 de agosto de 2023

ECLESIASTES

 Meditação Diária

20 de agosto

ECLESIASTES

De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus e guarde os Seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa. Eclesiastes 12:13

Uma das maneiras pelas quais as pessoas do mundo antigo cresciam em sabedoria e aprimoravam sua conduta era mediante a discussão e o argumento. Isso podia ocorrer por meio de um diálogo em que os participantes expressassem suas ideias e opiniões com relação à verdade e à vida – como o que acontece no livro de Jó. Mas, também, podia ser mediante um longo discurso escrito na forma de um monólogo para ser lido e meditado por outras pessoas. Esse é o caso do Eclesiastes.

Esse livro apresenta um tipo especial de sabedoria classificada na tradição literária do mundo antigo como “literatura pessimista”. Em outras culturas havia obras semelhantes. Na literatura egípcia são conhecidas duas: “O Homem Que Estava Cansado da Vida” e o “Cântico do Harpista”. Na literatura babilônica encontramos “Conselhos de um Pessimista” e “Diálogo do Pessimismo”, entre outras.
“Eclesiastes” significa “pregador”. Há a possibilidade de que essa mensagem tenha primeiro sido pregada ao povo e, depois, escrita. Salomão a escreveu em seus últimos dias de vida quando, após sua apostasia, retornou para Deus. Ele havia pecado gravemente, praticando a poligamia desmedida e a idolatria (1Rs 11:1-8). Ao perceber esses pecados em seu rei, muitos seguiram seu exemplo. Felizmente, no fim de sua vida, ele voltou, arrependido, para Deus. E o povo? Inspirado pelo Espírito de Deus, Salomão escreveu seu último livro, Eclesiastes, para incentivar Israel a imitá-lo.

O propósito do Eclesiastes é convencer as pessoas da inutilidade de uma vida centrada em si mesmo e nas coisas deste mundo. Ele quer nos livrar de um estilo de vida que se vive como se Deus não existisse, segundo o qual o que interessa são os prazeres, as riquezas e as realizações humanas. O Eclesiastes demonstra que, à parte de Deus e de Sua santa vontade, a vida não possui significado e não passa de vaidade. Sem o temor de Deus e uma disposição de fazer Sua vontade, até os homens mais favorecidos têm uma existência vergonhosa e depravada. Ele mostra que Deus é bom e generoso. Caso você esteja se sentindo tentado a levar uma vida guiada pelos prazeres, lembre-se de que somente a vida centrada Nele encontra verdadeiro significado.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/eclesiastes/

https://youtu.be/9OoUf6R31zU

Nenhum comentário:

Penélope

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 21 de junho https://mais.cpb.com.br/meditacao/penelope/ Penélope Portanto, irmãos, sejam pacie...