sexta-feira, 18 de agosto de 2023

AMAR E GOSTAR

 Meditação Diária

18 de agosto

AMAR E GOSTAR

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7a

Um conhecido de Adalberto lhe fez um grande mal, trazendo-lhe prejuízos financeiros e muitos aborrecimentos. Como bom cristão que procura em tudo obedecer aos mandamentos de Deus, Adalberto lhe perdoou e disse isso a Deus. Contudo, seguidamente ele se lembra do mal que foi feito e não consegue gostar de quem tanto o prejudicou. Ele pensa que amar e gostar são a mesma coisa e raciocina que, se não consegue gostar do outro, é porque não lhe perdoou. Se não perdoou, então Deus também não perdoará seus pecados (Mt 6:14, 15).

Amar e gostar dizem respeito aos nossos relacionamentos. Quando esses conceitos são mal compreendidos por aqueles que aceitaram o evangelho e estão comprometidos com Cristo, eles podem ser fonte de perturbação mental e espiritual. Isso é o que ocorre com Adalberto. Essa má compreensão rouba sua paz e entrava seu progresso espiritual.

Amar não é sinônimo de gostar. Amar é um ato da vontade, uma decisão. Gostar é um sentimento. Amar é tratar bem o outro – que pode ser um amigo, um desconhecido ou até um inimigo. Quando amo alguém, vou tratá-lo como gostaria que ele me tratasse. Gostar é ter gosto, apreciar, ter prazer no outro. É admirar o outro por suas qualidades, é sentir-se bem no relacionamento com ele.

É possível gostarmos de uma pessoa sem amá-la, ou seja, apreciar suas qualidades, mas não a tratarmos bem. Seu relacionamento conosco nos agrada, mas nós não somos bons para com ela. Em contrapartida, é possível amarmos uma pessoa, mas não gostarmos dela. Sua personalidade, seu modo de ser, o que sabemos a seu respeito não nos agrada, não nos traz alegria, mesmo assim, nós a tratamos bem. Esse pode ser o caso do amor para com os inimigos.

Felizmente, há pessoas de quem gostamos e que amamos: são aquelas que escolhemos como nossos amigos. Entre elas estão alguns de nossos familiares próximos. Nós os tratamos bem, e sua companhia nos traz alegria e prazer.

O certo é que não há nenhum mandamento para gostarmos de todas as pessoas. O mandamento é para amarmos todos, quer dizer, fazer o bem a todos, inclusive aos inimigos.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/amar-e-gostar/

https://youtu.be/XTrF--Fahxs

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...