sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Salmos 104 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 104
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 104 – Deus existe; provou isso deixando Seu livro. Ele é criador do ser humano, e de tudo o que existe. Isto está revelado e escrito na Bíblia.

“Infelizmente muitas vezes se tem a ideia de que o leitor da Bíblia precisaria fazer um curso superior de Teologia para, de fato, poder entendê-la. Uma dedicação intensiva ao aspecto científico, (por exemplo, a origem e o ambiente da Bíblia) e o estudo das línguas antigas são com certeza uma grande ajuda para o entendimento de alguns contextos bíblicos. Entretanto, constitui uma particularidade da Bíblia o fato de ela se exprimir de maneira tão clara e inteligível que pode ser entendida até por crianças... Frequentemente questiona-se se, afinal de contas, a Bíblia quer ser entendida do ponto de vista científico. É claro que a Bíblia não está escrita na ‘linguagem da ciência’. Ela está escrita de tal modo que possa ser entendida por todas as pessoas de todas as épocas. Seu objetivo principal – inclusive no relato da Criação – não é nos fornecer informações científicas sobre a ação criadora de Deus. Pelo contrário, ela quer nos mostrar a ação de Deus para com os homens, e por isso descreve as coisas de acordo com a sua importância para eles”, arguiu Alexander vom Stein.

O Salmo 104 é considerado um hino à criação, já que descreve detalhadamente elementos da criação divina. Seus 35 versículos contêm uma mensagem que exalta a grandeza e a majestade do Criador através da observação da natureza. Embora esse poema não seja exclusivamente um tratado teológico, oferece uma visão da teologia da criação presente na tradição judaico-cristã:

• Como Criador, Deus é também o sustentador da Sua criação; Ele é o responsável pela formação e sustentação do Universo e de tudo que nele existe.

• Deus colocou ordem e harmonia em Sua criação; Ele organizou os elementos naturais em um sistema complexo e interconectado. Assim, a natureza é um testemunho da sabedoria divina.

• Deus criou variedades de criaturas e de elementos da natureza, desde as águas e as nuvens até os animais terrestres e marinhos. Isso tornou a fauna e a flora do mundo ser rica e diversa.

• Deus fez os ciclos da natureza, cada um tem sua beleza!

Contemple belezas naturais... e, reaviva-te na fé! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Lecitina espiritual

DEVOCIONAL DIÁRIO - VISLUMBRES DA ETERNIDADE  27 de fevereiro Lecitina espiritual    Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso,...