segunda-feira, 31 de julho de 2023

NOSSAS LÂMPADAS ESTÃO SE APAGANDO?

 Meditação Diária

31 de julho

NOSSAS LÂMPADAS ESTÃO SE APAGANDO?

Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis o noivo! Saiam ao encontro dele!” [...] E as imprudentes disseram às prudentes: “Deem a nós um pouco do óleo que vocês trouxeram, porque as nossas lamparinas estão se apagando.” Mateus 25:6, 8

Era noite. Jesus e Seus discípulos estavam no Monte das Oliveiras. Dali podiam contemplar, não muito distante, uma moradia esplendidamente iluminada e um grupo de pessoas que aguardava a vinda do noivo para o casamento.

Naqueles dias, as festividades de muitos casamentos tinham início à noite e podiam durar vários dias. A noiva se vestia e se adornava na casa de seus pais. Seus convidados iam para essa casa e ali ficavam esperando a chegada do noivo. Este, por sua vez, preparava-se em sua casa e ali recebia seus familiares e amigos. Em seguida, o noivo e seus convidados caminhavam pelas ruas da cidade até a casa onde estavam a noiva e os convidados dela, quando todos se misturavam, formando apenas um grupo. Dali dirigiam-se para a casa do noivo, onde ocorreria, de fato, a festa. Como já era noite, um grupo de moças, amigas da noiva, cada qual com uma tocha ou lamparina amarrada na ponta de uma vara, iluminava o caminho.

Aproveitando a cena que tinham diante dos olhos, Jesus contou a parábola das dez virgens (Mt 25:1-12). Nela, a noiva não é mencionada. Em lugar de descrever Seu povo por meio da figura da noiva, como em outros textos bíblicos, Jesus o representa com a ilustração das dez virgens, amigas da noiva. De modo especial, elas ilustram a igreja que viverá nos últimos dias. Os dois grupos, prudentes e imprudentes, representam as duas classes que, dentro da igreja, dizem estar à espera de Jesus.

Se Jesus viesse no dia do batismo de alguns cristãos ou logo após sua conversão, eles estariam prontos. No entanto, o amor e a fé de muitos estão esfriando, e, se continuarem assim, eles não estarão preparados. Distanciam-se cada vez mais de Deus e de Seus caminhos, de modo que não terão Seu Espírito quando Jesus voltar. Quando for dito: “Aí vem o noivo!”, muitos que antes tiveram a lâmpada brilhando estarão com ela apagada. Mesmo agora, quantos há que já estão sem azeite, sem o Espírito de Deus em sua vida? Hoje, examine seu coração. Sua lâmpada está se apagando?

https://mais.cpb.com.br/meditacao/nossas-lampadas-estao-se-apagando/

https://youtu.be/lTRdgMCIj_0

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...