sábado, 15 de julho de 2023

MANUSCRITOS DO MAR MORTO

 Meditação Diária

15 de julho

MANUSCRITOS DO MAR MORTO

Disse-me o Senhor: [...] Eu velo sobre a Minha Palavra. Jeremias 1:12, ARA

Ao longo dos séculos, Deus inspirou os profetas bíblicos a escrever o texto sagrado. Ele também usou pessoas e situações para que esse texto não se perdesse. Um exemplo disso se encontra nos Manuscritos do Mar Morto, descobertos a partir de 1947, nas colinas de Qumran, próximo ao Mar Morto. As primeiras descobertas, as mais importantes, vieram de 11 cavernas. Cerca de um quarto desse material trata-se de cópias de livros do Antigo Testamento, feitas entre 250 a.C. e 68 d.C., mas também há cópias de outros textos antigos.

Os essênios, que viveram na região há cerca de 2 mil anos, guardaram esses manuscritos naquelas cavernas. Desiludidos com a vida ímpia da sociedade, eles se retiraram para o deserto a fim de viver em mosteiros e se dedicar à oração e ao estudo dos livros sagrados. Em 68 d.C., perceberam que os romanos viriam para combater Jerusalém, que se havia rebelado contra o império. Nessa investida, as tropas passariam por suas terras, localizadas a apenas 16 quilômetros da capital judaica. Desse modo, esconderam seus manuscritos em cavernas, com o objetivo de recuperá-los quando o perigo tivesse passado. Aparentemente, ninguém sobreviveu, de modo que os manuscritos ficaram escondidos até 1947.

Graças a essa descoberta, hoje podemos conhecer muito dos costumes do povo judeu antes da era cristã. Contudo, o maior valor desses manuscritos está nas antigas cópias da Bíblia. Sendo que elas datam de mil anos antes das cópias bíblicas mais antigas até então conhecidas, oferecem uma ótima oportunidade de comparação. Isso demonstrou que, apesar do longo processo de cópia e recópia dos livros bíblicos e das pequenas diferenças, não houve alteração na mensagem doutrinária.
Quando Jeremias ainda não passava de uma criança (Jr 1:6), em sua primeira visão, foi mostrado a ele que o Deus que governa as nações e os reinos (v. 10) cuida de Sua palavra e a vigia para que ela se cumpra. Hoje, Deus também vai cumprir a palavra Dele em sua vida. Acredite.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/manuscritos-do-mar-morto/
https://youtu.be/awdWcg4Mung

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...