sábado, 15 de julho de 2023

Salmos 70 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 70
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 70 – O Saltério é uma coleção de cânticos e poemas antigos no estilo hebraico, utilizados no contexto da adoração e louvor a Deus no Antigo Testamento. O livro que compõe de 150 Salmos contém vários de autoria de Davi, mas também inclui composições de outros autores, como os filhos de Corá e Asafe.

Em vários Salmos, o salmista enfrenta sérias adversidades, sofre adversas situações de aflição, e então clama a Deus por ajuda e livramento. Essas adversidades podem incluir perseguição, opressão, zombarias ou outras formas de desafios que o escritor esteja enfrentando.

O Salmo 70 é uma expressão de devoção a Deus e um apelo por Sua intervenção sobrenatural. Reflete a teologia e a prática religiosa do antigo Israel, em que a adoração e a confiança em Deus eram fundamentais. Os fieis aproximavam-se de Deus como seu refúgio, buscavam Sua intervenção em tempos difíceis e expressavam louvor e gratidão por Sua bondade e misericórdia.

Assim como vários outros, o Salmo 70 ensina-nos sobre a fragilidade humana em relação à grandeza divina através de contrastes e reconhecimento da dependência de Deus; evidentes nas seguintes maneiras:

• O ser humano clama a Deus em busca de ajuda, reconhecendo não possuir recursos próprios para resolver sua situação. Há reconhecimento que a força que possui e a libertação necessária vêm de Deus, revelando claramente a limitação da capacidade humana diante de variados desafios (Salmo 70:1).
• Além disso, o tom de urgência e desespero reflete a fragilidade humana diante das agruras da existência (Salmo 70:1, 5).
• Também, assim como o salmista, você pode enfrentar adversários que te ameaçam, oprimem ou perseguem. Tal situação destaca a nossa fragilidade diante de forças externas que se levantam contra nós. Mostra que não podemos resolver vários de nossos dilemas por conta própria, precisamos da intervenção divina rápida e imediata. Demonstra que a grandeza de Deus é necessária para lidar com os desafios e nEle precisamos buscar proteção (Salmo 70:2-3, 5).
• Por fim, o Salmo deixa claro que é na fragilidade que o ser humano reconhece a grandiosidade divina. Quando reconhecemos tais verdades, conclamamos a grandeza de Deus e incentivamos outros a fazerem o mesmo (Salmo 70:4).

Em nossa fraqueza, estejamos cientes que Deus é poderoso, capaz de agir em nosso favor! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

SELAMENTO

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 22 de setembro SELAMENTO Então ouvi o número dos que foram marcados com selo. Eram cento e quarenta e quatro mil. Apocali...