segunda-feira, 26 de junho de 2023

IMAGENS DE DEUS

 Meditação Diária

26 de junho

IMAGENS DE DEUS

Quanto à imagem, esta é moldada pelo artífice; depois, o ourives a reveste de ouro e forja correntes de prata para ela. Isaías 40:19


Nos tempos bíblicos, as imagens eram talhadas em madeira e revestidas com algum metal precioso. Também havia imagens esculpidas em pedra ou feitas de metal fundido (Êx 34:17; 32:4). Sabe-se que algum tipo de imagem esteve em uso entre os ancestrais de Israel. A tradição judaica ortodoxa admite que o pai de Abraão, chamado Tera, era um fabricante de imagens.
Também pode ser percebido o uso de imagens na família de Jacó. Quando ele retornou para Canaã e recebeu a ordem de fazer um altar para Deus, levou sua família a se desfazer das imagens de outros deuses (Gn 35:1-4). Desde os primórdios, os israelitas sabiam que não deviam se envolver com imagens.

Posteriormente, quando Israel saiu do Egito e acampou junto ao monte Sinai, Deus entregou Sua lei e renovou a proibição. Nem o Deus verdadeiro podia ser representado por meio de imagens. Por quê? Primeiramente, porque nenhuma semelhança seria adequada. No livro de Isaías, a partir do capítulo 40, há uma longa seção em que se contrasta Deus com os ídolos. O profeta pergunta ao povo: “Com quem vocês querem comparar Deus? Com que imagem vocês O podem confrontar?” (Is 40:18).

Segundo o Novo Testamento, a representação de Deus por meio de imagens resulta no rebaixamento da concepção humana acerca da Divindade. Isso produz a degradação da humanidade (Rm 1:20-32). É necessário considerar que cada tipo de imagem provoca um novo tipo de falsa compreensão de Deus. Além disso, como as imagens podem ser manuseadas segundo a vontade dos seres humanos, há o perigo de os adoradores pensarem que podem controlar Deus.

Há apenas uma imagem legítima de Deus. Ela foi feita a partir do barro pelo próprio Criador (Gn 2:7). Lemos no Gênesis: “Deus criou o ser humano à Sua imagem” (1:27). No entanto, o pecado nos desfigurou, de modo que estamos distantes da perfeição original. Deus, no entanto, está empenhado em nossa restauração. Sejamos como o barro nas mãos do oleiro. Deixemos que Deus complete Sua obra em nós, de maneira que sejamos “transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18). 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/imagens-de-deus/
https://youtu.be/boosmcJSUnk

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...