sexta-feira, 23 de junho de 2023

IDOLATRIA

Meditação Diária

23 de junho

IDOLATRIA

Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas. Êxodo 20:4, 5


Ao pensarmos nesse mandamento, uma pergunta importante nos vem à mente: O que está sendo proibido? A proibição é a de fabricar ou usar a representação de um objeto ou de um ser vivo? É pecado ter um bibelô de cachorro, feito de gesso, porcelana ou resina? É errado ter sobre um balcão um pássaro feito artesanalmente de pedras de diferentes cores? Ou ter um artefato de metal que retrata a silhueta de um animal e onde há ganchos para você pendurar as chaves de sua casa? Seremos condenados por Deus se tivermos um quadro ou um livro com a figura de Jesus?

Enquanto no mandamento Deus disse “não faça”, quase na mesma ocasião Ele disse “faça”. No tabernáculo, deveriam ser feitas imagens de querubins, colocadas acima da arca (Êx 25:18, 21, 22). Havia também o candelabro feito de ouro batido com o desenho de flores e amêndoas (Êx 25:31, 34), e o véu, onde foram feitos bordados na forma de querubins (Êx 26:31; 36:8). Todas essas coisas foram feitas por ordem expressa de Deus. Ele não somente as ordenou, como também deu o desenho, as medidas e os pesos correspondentes (Êx 26:8–27:21). Posteriormente, no templo de Salomão, havia, junto à entrada, duas imensas colunas em cujo topo se encontravam romãs e lírios de bronze (1Rs 7:20, 22). No pátio havia o mar de fundição que repousava sobre 12 bois, tudo feito de bronze (1Rs 7:23-26). Deus aprovou tudo isso no dia da inauguração, quando encheu o ambiente com a glória de Sua presença (1Rs 8:10, 11). Temos ainda o episódio no deserto em que Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze, a fim de que todo aquele que olhasse para ela não morresse das picadas das serpentes (Nm 21:8, 9).

Deve ser observado, contudo, que nenhum desses objetos deveria ser cultuado. Assim, Deus não está Se contradizendo. O que o mandamento proíbe é a fabricação de objetos para serem adorados, não a simples representação de um objeto ou ser vivo. A ordem: “Não adore essas coisas, nem preste culto a elas” é o centro do mandamento. Adore somente a Deus!

https://youtu.be/c_ZKnqZdc_w

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...