terça-feira, 20 de junho de 2023

HÁBITOS

 Meditação Diária

20 de junho

HÁBITOS

Parem de fazer o mal! Aprendam a fazer o bem. Isaías 1:16, 17

Gosto de ler pensamentos de sabedoria. Aprecio autores que conseguem dizer muito de um modo agradável, inteligente e instigante, concentrando sabedoria em poucas palavras. Observe o que alguns deles escreveram sobre os hábitos: “O hábito é uma corda; nós tecemos um fio dela cada dia e, finalmente, não conseguimos rompê-la” (Horace Mann). “A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau” (Mark Twain). “É mais fácil acabar com um mau hábito hoje do que amanhã” (provérbio judaico). “Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem” (John Dryden). “O maior mal que se pode fazer a uma criança ou jovem é consentir que se renda à escravidão dos maus hábitos” (Ellen G. White).

Enquanto caminhamos em direção ao reino de Deus, devemos nos desvencilhar de maus hábitos. Cito alguns deles. O primeiro é o da procrastinação, ou seja, o costume de adiar para outro momento o que deve ser feito agora. Também a preguiça, a indisposição para se lançar a um empreendimento com boa vontade e empenho. Outro hábito nefasto é o da mentalidade negativa. A pessoa só pensa pequeno. Não tem esperança nem fé. Não arrisca, não se empenha.

Por outro lado, o vazio deixado pelos maus hábitos deve ser preenchido pelos bons, como a oração. Conforme disse certo autor, “um dia costurado com oração provavelmente não se rasgará”. O estudo da Bíblia é outro hábito fundamental. Ele nos fará crescer no conhecimento de Deus e de Seus caminhos de modo que aprendamos a confiar inteiramente Nele. Cito ainda o hábito de ler bons livros, de praticar algum tipo de exercício físico, de ter critério e sabedoria na escolha do alimento, de ser pontual, responsável e de buscar fazer tudo com exatidão e excelência.

Sugiro que você pare de desperdiçar tempo. Com a ajuda de Deus, faça uma autoavaliação. Analise seus hábitos. O que você deve descartar de sua vida? O que deve cultivar? Como fará isso? Que decisões precisa tomar? Que procedimentos deve adotar? Como Davi, ore: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração […], vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24).

https://youtu.be/h05S3hM6GCQ

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...