terça-feira, 20 de junho de 2023

Salmos 45 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 45
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 45 – A celebração de uma união conjugal entre um homem e uma mulher é uma festa sagrada. O início de um relacionamento tão íntimo que deve ser vitalício precisa ser realizado diante de Deus; pois, o casamento é uma instituição séria, nobre e divina.

O Salmo 45 é um poema hebraico real; como tal, podemos extrair princípios a todos os aspectos de um casamento contemporâneo. “Após uma introdução de um versículo, o poeta inspirado se dirige ao noivo (v. 2-9) e em seguida à noiva (v. 10-17); os últimos dois versículos constituem uma bênção sobre a união” (CBASD). A seguir, considere os seguintes princípios-chave que servem de base sólida para casamentos saudáveis e felizes:

• Marido e mulher devem amar e apreciar um ao outro: Os casados precisam cultivar amor profundo e expressivo, nutrindo a apreciação mútua e fortalecendo os laços de intimidade.

• Esposa e esposa devem projetar o alicerce do casamento sobre a justiça e igualdade: Os casados precisam construir o matrimônio sobre alicerces justos, tratando um ao outro com respeito e equidade em qualquer situação.

• Os cônjuges devem fazer uma busca conjunta por Deus: Os casados precisam fortalecer o relacionamento entre eles relacionando-se com Deus juntos, orando e encontrando força e orientação espiritual em conjunto. Espiritualidade compartilhada fortalece o relacionamento e ajuda ao casal a enfrentar juntos os desafios da existência.

• Noivo e noiva após crescerem no relacionamento até chegarem ao altar, devem reconhecer a necessidade de preparação e crescimento contínuo principalmente após a celebração: Os casados precisam adornar-se de forma emocional e prática para desfrutar o casamento, investindo na comunicação, em habilidades de resolução de conflitos e crescendo individualmente almejando tornar-se melhor cônjuge a cada dia.

• O matrimônio deve ser construído com lealdade e compromisso mútuo: Os casados precisam manter a lealdade e o compromisso no casamento, honrando os votos matrimoniais diante de Deus e priorizando o bem-estar do cônjuge.

O casamento é tão nobre que é usado para ilustrar o relacionamento de Cristo – noivo, com Sua igreja – noiva (Efésios 5:24-33). Inclusive, o Salmo em pauta que trata de um casamento da realeza, contém elementos que vão além de um casamento literal (Salmo 44:6-7; Hebreus 1:8-9).

Reavivemo-nos! Aprontemos para participar da maior celebração, “o banquete do casamento do Cordeiro” (Apocalipse 19:1-9) – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...