quarta-feira, 21 de junho de 2023

Salmos 46 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 46
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 46 – Este Salmo tem sido base para composições de muitas canções. Sua mensagem é essencial para os frágeis sofredores sobrevivendo neste mundo opressor.  A ênfase dele “é sobre a presença do Senhor com Seu povo (vv. 1, 5, 7, 11) e sobre como faz uma grande diferença confiar nEle durante as transformações e as dificuldades da vida. O Salmo concentra-se no Senhor e em Quem Ele é para o povo que nEle confia”, destaca Warren Wiersbe.

O Salmo 46 tem sido relevante em várias situações. “Ninguém sabe quantos corações se animaram quando esses versos foram lidos junto ao leito de enfermos, em lares enlutados, nas masmorras da perseguição e nos aposentos exíguos de sofrimento e tragédia. Foi esse Salmo que levou o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, atribulado e aflito, a redigir o famoso hino da Reforma, ‘Castelo Forte é nosso Deus’, cuja mensagem atemporal continua a fornecer ânimo e coragem”, comenta William MacDonald.

Os Salmos eram o hinário hebraico, do qual Jesus o utilizou muito. “Com um cântico, Jesus, em Sua vida terrestre, defrontou a tentação. Muitas vezes, quando eram proferidas palavras cortantes, pungentes, outras vezes em que a atmosfera em redor dEle se tornava saturada de tristeza, descontentamento, desconfiança, temor opressivo, ouvia-se o Seu canto de fé e de santa animação”, afirma Ellen White.

Em 1531, Lutero, o ousado reformador protestante alemão, teceu o seguinte comentário sobre o Salmo 46: Este, “é salmo de gratidão, cantado na época pelo povo de Israel por causa dos feitos maravilhosos de Deus, por haver protegido e preservado a cidade de Jerusalém, na qual estava Sua morada, contra o furor e o bramido de todos os reis e gentios, e ter-lhe concedido paz contra todas as guerras e armas... Nós, porém, cantamos o salmo para o louvor de Deus, por estar conosco e por preservar Sua palavra e a cristandade maravilhosamente contra as portas do inferno, contra o furor de todos os demônios, dos entusiastas, do mundo, da carne, dos pecados, da morte”.

Obviamente, Deus é maior que qualquer crise ou desafio que enfrentamos. Quando reconhecemos Sua soberania, encontraremos segurança e conforto em Sua presença. Podemos desfrutar de alegria e refrigério pela atuação divina em nosso favor, mesmo em meio às situações que nos causam dor! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...