quinta-feira, 15 de junho de 2023

FORÇA DE VONTADE

 Meditação Diária

15 de junho

FORÇA DE VONTADE

Se alguém quer vir após Mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Lucas 9:23

As narrativas bíblicas contêm exemplos de pessoas que exerceram grande domínio próprio – mesmo com risco de grave perigo ou da perda da própria vida – e de indivíduos que falharam em exercer o autocontrole.

Sansão tinha tudo para dar certo. Foi escolhido por Deus para um trabalho especial mesmo antes de nascer. Seus pais eram pessoas fiéis. Buscaram educá-lo nos caminhos de Deus e prepará-lo para sua missão. Foi muito abençoado. Frequentemente o Espírito do Senhor Se apoderava dele, concedendo força física extraordinária. Mas ele não tinha domínio próprio, especialmente no que se referia ao sexo (Jz 13–16).

Em seu relacionamento com Dalila, por exemplo, parecia enfeitiçado. Não conseguia perceber que as palavras e ações dela atentavam contra a vida dele. Dizem que quem não se governa acaba sendo governado por outros. Assim foi com Sansão. Nas semanas finais de sua existência, foi dominado por seus inimigos.

Felizmente, em seu último dia de vida, ele teve um lampejo de lucidez. Percebeu seu erro e decidiu cumprir sua missão, mesmo que perdesse a vida. Decidiu retirar o controle de sua vida das mãos dos filisteus e assumi-lo. Pediu a Deus que o usasse mais uma vez, e Deus o ouviu. Por isso seu nome consta na galeria dos heróis da fé (Hb 11:32).

José tinha controle pessoal. Em certo período da vida, foi tentado todos os dias pela senhora Potifar. Segundo todas as aparências, haveria vantagens em ceder e sérios riscos em dizer “não”. Além disso, ele não tinha uma família por perto nem uma igreja para apoiá-lo. Estava sozinho. Contudo, possuía clara compreensão de quem é Deus e do que é o pecado. Ele decidiu recusar. Falou e fez. Disse “não” e fugiu. José não entregou o controle de sua vida a outra pessoa e se deu mal. De fato, o resultado imediato não foi bom. Foi caluniado e lançado na prisão. Porém, Deus usou essas mesmas coisas para o seu bem. Anos depois, ele saiu do cárcere para ocupar o posto de governador do Egito, a maior potência daqueles dias (Gn 39:7–41:44). Com isso, aprendemos também a avaliar os resultados de nossas escolhas a longo prazo.


https://mais.cpb.com.br/meditacao/forca-de-vontade/
https://youtu.be/2-ozDEaM5Dk

Nenhum comentário:

No caminho

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 12 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-caminho/ No caminho Ensine a criança no camin...