quarta-feira, 17 de maio de 2023

Salmos 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 11 – Os salmos não contêm mensagens rasas e superficiais. Ao contrário, possuem grandes temas teológicos, profundos e relevantes. Basta saber estudá-los!

Após ler e reler o Salmo em pauta, considere estes 10 temas encontrados nele:

1. Confiança em Deus: Se Deus é refúgio numa sociedade corrupta, fugir dEle é loucura.

2. Justiça divina: Deus fará a coisa certa, mesmo quando todos os fundamentos ruírem.

3. Adversidade: A adversidade é um meio de buscar auxílio divino, assim nasceu o Salmo 11.

4. Justos e ímpios: Há diferença no estilo de vida entre os justos e os ímpios; os ímpios possuem intenções maliciosas que conspiram contra os justos; enquanto os justos são pacíficos por confiarem em Deus em tempos difíceis.

5. Santidade de Deus: Deus é transcendente e Sua justiça transcende as circunstâncias complexas deste mundo. Ele não compactua com a maldade.

6. A natureza do mal: Quem opta pelo mal desenvolverá seu prazer pelo que é errado ao ponto de conspirar para prejudicar vulneráveis, frágeis e inocentes.

7. A tentação de fugir: Conselhos falhos de pessoas que vem os sofredores sugerem evitar o conflito e a adversidade em vez de enfrentá-las pautados nos princípios divinos. Ceder é mais fácil que resistir, contudo os resultados não compensam; é melhor apegar-se a Deus, custe o que custar!

8. A soberania de Deus: Deus está no controle de todas as coisas, Seu trono está nos céus, não na Terra, como os tronos corruptos dos pecadores soberbos, orgulhosos e arrogantes.

9. O destino dos ímpios: O ódio de Deus contra a violência punirá aos que se apropriam dela para promover sofrimento no mundo. A justiça divina é a garantia de que a maldade não será eterna, não prevalecerá no dia do juízo final.

10. A natureza da fé: A fé que coloca sua confiança em Deus independe das circunstâncias favoráveis, pois depende da compreensão profunda de Quem é Deus e como Ele age. Tal fé no alvo certo é a chave para enfrentar as tentações de desespero e desânimo frente ás dificuldades da vida.

“O Senhor é justo e ama a justiça; os retos verão a Sua face”. Assim encerram as sagradas palavras do Salmo, as quais devem levar-nos ao reavivamento intenso neste mundo perverso tomado pelo sofrimento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...