terça-feira, 16 de maio de 2023

DEUS FALOU DE MUITAS MANEIRAS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

16 de maio

DEUS FALOU DE MUITAS MANEIRAS

Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas. Hebreus 1:1

Quando Deus age, Ele pode usar meios sobrenaturais ou naturais. Ele é Senhor de ambos. Assim, quando decide curar um enfermo, Ele pode fazer um milagre, algo sobrenatural, mas pode fazê-lo por meios naturais, usando os serviços médicos disponíveis.

Algo semelhante ocorre com as revelações presentes na Bíblia. Na época em que foram escritas, elas nem sempre vinham por meio de sonhos ou visões, embora esse pareça ser o método mais utilizado por Deus (Nm 12:5, 6). Algumas informações chegaram aos escritores bíblicos por outras fontes. Conforme Números 12:5 a 8, Moisés, o homem que individualmente mais escreveu páginas da Bíblia, não recebeu as informações por sonho ou visão, mas diretamente de Deus. Ele ouvia Sua voz. Muito do que Mateus e João relataram em seus evangelhos também foi testemunhado por eles. Quando aconteceu, eles estavam lá. Eles viram e ouviram (1Jo 1:1, 3).

Também há o caso de Lucas. Ele não foi discípulo de Jesus nem O conheceu. Lucas se converteu ao cristianismo durante uma das viagens missionárias de Paulo. Isso ocorreu muitos anos depois de Cristo ter retornado aos Céus. No evangelho que escreveu, há certas informações que não estão relatadas em nenhum outro lugar da Bíblia. Como exemplo temos as parábolas do bom samaritano e a do filho pródigo e o relato da conversão de um dos ladrões crucificados ao lado de Cristo. Nem mesmo Mateus e João, discípulos de Jesus, anotaram essas informações em seus evangelhos.

Podemos, então, perguntar: Como Lucas ficou sabendo dessas coisas? Na introdução de seu evangelho, ele declara ter realizado uma pesquisa, uma “cuidadosa investigação”. Ele entrevistou pessoas que haviam convivido com Jesus e leu aquilo que fora escrito (Lc 1:1-4). Em meio a tantas informações sobre Cristo, orais e escritas, verdadeiras e falsas, que circulavam em seus dias, ele foi capacitado pelo Espírito de Deus com graça e sabedoria para selecionar apenas aquelas que eram verdadeiras e relevantes. Este é o segredo da Bíblia: em todos os casos, o Espírito Santo supervisionou os escritores.

Portanto, Deus falou de “muitas maneiras”, e os conteúdos foram registrados de modo fidedigno. Deus fala. Você está escutando?
https://youtu.be/cDxz553HpWA

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...