terça-feira, 23 de maio de 2023

DIGA “NÃO” À HERESIA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

22 de maio

DIGA “NÃO” À HERESIA

Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas 3


Heresia é um falso ensinamento que carrega consigo um potencial para nos distanciar de Deus e da verdade. Sua prática implica uma conduta errada que conduz à perdição. O autor da Epístola de Judas trata dessa questão. Ele inicia com uma apresentação de sua relação com Jesus e com o principal líder dos cristãos, Tiago. Judas era servo, literalmente escravo de Cristo. Esse era outro modo de dizer que Cristo era seu Senhor. Ele era irmão de Tiago. Os nomes Judas e Tiago eram muito comuns – inclusive na família de Jesus e no grupo de Seus discípulos. O Tiago aqui mencionado foi um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3). Eles se converteram após a ressurreição. Então, este Judas também era um dos irmãos de Jesus.

Sua intenção inicial era escrever sobre a salvação. Se ele tivesse feito isso, podemos imaginar que destacaria o amor de Deus, Sua graça, a dádiva de Cristo, a cruz e o perdão dos pecados. A expressão que ele usa é “nossa comum salvação”, porque, embora sejamos diferentes uns dos outros e tenhamos conhecido o evangelho de diferentes maneiras, a salvação que Deus oferece é a mesma para todos. Todos nós encontramos salvação apenas por intermédio de Cristo (cf. Ef 2:4-6).

No entanto, o autor rapidamente menciona que ele acabou não escrevendo sobre isso. Pelas circunstâncias que a igreja enfrentava, outro tema ocupava constantemente seus pensamentos, de modo que ele se sentiu obrigado a escrever sobre o que o preocupava, como orientação para seus irmãos de fé. Falsos mestres haviam invadido a igreja e deturpado a doutrina. Quando um bom pastor vê o rebanho em perigo, não fica acomodado, mas se empenha para protegêlo. A tolerância é algo bom, mas nunca a favor da heresia.

Prestemos atenção à Carta de Judas. Ela nos diz que devemos, em nossa trajetória cristã, viver confiantes no poder de Deus e apegados à Sua Palavra, recusando qualquer envolvimento com os falsos mestres e seus ensinos. Eles receberão o justo juízo de Deus. Nós, se formos fiéis, teremos a vida eterna em Cristo.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/diga-nao-a-heresia/
https://youtu.be/8nvhqrcjwp0

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...