quinta-feira, 18 de maio de 2023

DEUS NO SEU TRABALHO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

18 de maio

DEUS NO SEU TRABALHO

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem Ele ama. Salmo 127:1, 2, NVI

A Bíblia recomenda o trabalho. Em suas páginas, não há nenhuma simpatia para com a indolência. Ela nos estimula a ser fervorosos, diligentes e esforçados (Ec 9:10) para ter o suficiente para nós mesmos e para ajudar os necessitados (Ef 4:28; 1Ts 4:11). O trabalho é necessário e honrado, é fonte de bênção e alegria. Mas deve ser realizado com inteira confiança em Deus, de modo que não haja demasiada preocupação por um lado nem atividade frenética e autossuficiente por outro. Ambos os extremos evidenciam falta de fé.

A Bíblia ensina que o trabalho é inútil sem a bênção de Deus. Como pode ser visto no texto de hoje, a expressão “será inútil” ocorre três vezes. Desse modo, embora possa ser importante construir, vigiar e trabalhar, sem a bênção de Deus, todas essas coisas são inúteis. Jerusalém era uma fortaleza. Contudo, de nada adiantou a vigilância de suas atalaias. Os babilônios a destruíram. Anos depois, os romanos fizeram o mesmo. Tudo que fora construído, guardado e bem vigiado veio abaixo porque haviam deixado Deus fora de sua vida.

Assim, todo o esforço que fazemos sem Deus é inútil, não tem proveito. Isso é verdade em relação à construção de uma casa e à segurança de uma cidade, mas também em relação a todo empreendimento humano. Em tudo, precisamos da bênção divina. O salmo destaca a inutilidade de uma vida que não leva Deus em conta. Apesar disso, Ele age por nós enquanto dormimos. Ele constrói, vigia, trabalha e faz tantas outras coisas em nosso favor. Deus é o guarda de Seus filhos. Ele não cochila nem dorme (Sl 121:4). Infelizmente, muitas vezes agimos como se Deus estivesse dormindo ou desinteressado.

Ao escrever esse salmo, o objetivo do autor é nos fazer ver em quem devemos confiar, esperar e de quem devemos depender. Hoje, não deixe Deus fora de seus empreendimentos. Faça sua parte. Trabalhe com afinco e faça seu melhor, mas peça a Ele que lhe dê sabedoria e o abençoe em tudo o que fizer.

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...