sexta-feira, 19 de maio de 2023

Salmos 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 13 – Os salmos são experiências humanas expressas a Deus, divinamente inspiradas. São antigos sentimentos oriundos do frágil coração humano, traduzidos com maestria pelo Espírito Santo com objetivo de tocar profundamente nosso coração no presente e nos elevar para perto de Deus!

As experiências humanas precisam ser apresentadas perante Deus pelo fato delas não serem lineares, nem fáceis de lidar. Sua complexidade exige que busquemos a Deus. Observe que, no Salmo 13, o texto sagrado expressa dúvidas e questionamentos a Deus, evidenciando a tensão entre uma experiência pessoal de angústia e a confiança em Deus.

O Salmo 13 é um exemplo do clamor dos fieis que buscam a Deus em meio às intensas lutas e adversidades da existência neste mundo cercado pelo poder do mal nos assolando o tempo todo. Sendo divinamente inspirados, os Salmos não são meramente simples expressões humanas; o objetivo deles quando foram inspirados por Deus é nos alcançar exatamente onde estamos e nos elevar para bem perto dEle.

Note no Salmo 13 que a dor, a angústia e a aflição da alma podem nos levar ao ponto de questionar a presença de Deus em nossas experiências. Contudo, somos conduzidos a lembrar da importância de confiar em Deus, apesar das circunstâncias adversas, e aguardar Sua resposta e intervenção com confiante perseverança.

As palavras em análise mostram que é possível um fiel expressar de forma honesta a vulnerabilidade de um coração que se sente abandonado e esquecido por Deus (Salmo 13:1-2). Entretanto, revela também que através da fé é possível confiar em Deus em quaisquer circunstâncias (Salmo 13:3-5), independente dos nossos sentimentos – Jó é um poderoso exemplo disso!

Refletindo intensamente nas palavras deste Salmo encontramos conforto e encorajamento ao saber que não estamos sozinhos em nossos dilemas emocionais; então, com o salmista, somos inspirados a buscar a Deus com sinceridade e confiança!

Podemos expressar nossos mais absurdos pensamentos em oração a Deus sem medo de julgamentos e rejeição de Sua parte. O Salmo termina com um anseio de cantar a Deus pelo bem que Ele faz.

Desta forma, o Salmo 13 é um exemplo poderoso de como o bondoso e amoroso Deus usa diversos recursos a fim de conectar-Se com nossos sentimentos confusos e emoções mais profundas do nosso coração.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...