quinta-feira, 18 de maio de 2023

Salmos 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 12 – Nossa sociedade está caracterizada pela falsidade, hipocrisia, corrupção e opressão generalizadas; entretanto, há uma voz que se eleva acima do caos e da confusão deste mundo sombrio, é a palavra de Deus expressa no Salmo em questão!

Vivendo ou sobrevivendo em uma sociedade perigosa, tomada pela incerteza e falsas promessas, precisamos urgentemente aprender a confiar na Palavra do Deus que não falha a fim de nos guiar e nos proteger, conforme atesta o Salmo em análise.

Três premissas principais podem ser facilmente extraídas do texto sagrado:

1. A degradação e terrível corrupção em que se encontra a humanidade e súplica pela intervenção divina (Salmo 12:1-4).
2. A confiabilidade da Palavra de Deus em meio à crueldade, falsidade, iniquidade e perversidade de uma sociedade pautada pelo pecado (Salmo 12:5-6).
3. O cuidado de Deus pelos diversos tipos de necessitados, aflitos e vulneráveis em meio ao perigo reinante em nosso Planeta (Salmo 12:7-8).

Se não fosse o cuidado de Deus, inimigos de toda sorte teriam arruinado mais do que já está nossa sociedade (Ester 7:1-10:3; Jó 1:6-2:10; 42:1-17). É por isso que precisamos de uma intervenção direta de Deus.

É isso que Davi está fazendo no Salmo 12. Como Davi, podemos lamentar pelo desaparecimento dos verdadeiros fieis e a escassez de pessoas realmente confiáveis/honestas. Podemos reconhecer a proliferação dos lábios enganosos e atitudes arrogantes dos inconversos que estão sempre expondo seus atos perversos contra inocentes.

A Bíblia e as promessas divinas foram dadas a nós porque precisamos delas. Carecemos de algo maior (a Bíblia) e de alguém maior (Deus) do que a maldade, crueldade e perversidade de nossa sociedade. O Salmo 12, que é a revelação de Deus, nos mostra que Deus está atento a todas as nossas dificuldades em meio à corrupção e ao caos da sociedade; então, apesar das adversidades, Ele está presente e ouve o clamor dos que se consagram a Ele.

Em algum momento, o Juiz do Universo intervirá e fará a justiça que ninguém tem capacidade de executar. Nossa segurança e proteção neste mundo impuro estão em apegar-se à Palavra de Deus, divinamente purificada. Sobre ela deve estar o alicerce de nossa vida (Provérbios 30:5; Mateus 7:24-27).

Sejamos honestos, fieis e consagrados a Deus; reavivemo-nos confiando em Sua Palavra! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...