segunda-feira, 8 de maio de 2023

DEUS É ONISCIENTE

 DEUS É ONISCIENTE

Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentos. Salmo 139:1, 2

O texto que lemos é parte de uma oração de Davi. O que era verdade para ele também é para nós. Deus nos conhece completamente. Sabe até nosso futuro com tanta perfeição como se já tivesse ocorrido. Seguidamente ficamos surpresos com certas situações, mas Deus nunca é pego de surpresa. Quando assistimos a um filme ou lemos um livro de história pela primeira vez, ficamos curiosos para saber o que acontecerá com os personagens. À medida que se desenrola a trama, podemos ficar decepcionados ou surpresos. Assim, quando lemos pela primeira vez a Bíblia, ficamos felizes por Daniel ter sido fiel durante toda a sua existência. Em todo o relato não é mencionado nenhum pecado que, por sua relevância, devesse constar nas páginas sagradas. Porém, ficamos decepcionados com os últimos dias do rei Asa (bisneto de Salomão). Como foi possível que um rei que fora tão fiel, tão amigo de Deus, que fizera tão grande reforma em Judá, tenha acabado perdendo sua fé e se distanciado do Senhor (2Cr 14–16)? Também ficamos agradavelmente surpresos com a conversão, no final de sua vida, do ímpio rei Manassés – sem dúvida, o pior de todos os reis de Israel e Judá. Mas, quando assistimos a um filme ou lemos um livro pela segunda vez, não existe mais a curiosidade, a decepção, a surpresa. Da mesma forma, podemos afirmar que para Deus tudo que acontece é como ver um filme ou ler um livro pela segunda vez. Nada Lhe causa surpresa.

Se Deus não fosse onisciente, quem iria confiar Nele? Quem iria crer em Suas promessas? Se Deus não fosse onisciente, Ele seria incompleto e imperfeito. Não seria Deus. Mas porque Deus sabe tudo sobre nós, Davi terminou sua prece com um pedido, que bem pode ser a nossa petição neste dia: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24).

MEDITAÇÃO DIÁRIA

8 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-e-onisciente/
https://youtu.be/WDOOQ3ImPNs

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...