sábado, 13 de maio de 2023

DEUS É ONIPRESENTE

 DEUS É ONIPRESENTE

Pode alguém se ocultar em esconderijos, de modo que Eu não o veja? – diz o Senhor. Não encho Eu os céus e a Terra? – diz o Senhor. Jeremias 23:24

Alguma vez você já desejou estar em um determinado lugar, bastante distante de onde você se encontrava, mas isso não foi possível porque demandaria tempo e recursos que você não tinha? Alguma vez você já precisou estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo? Como isso não foi possível, você teve que priorizar um deles e deixar para estar nos outros em outra ocasião. Com Deus é diferente. Ele não tem essas limitações, porque é onipresente. Ou seja, Ele tem a fabulosa capacidade de estar em todos os lugares simultaneamente.

Nos tempos bíblicos, os povos eram pagãos e politeístas. Embora frequentemente adorassem um determinado deus, eles acreditavam na existência e poder de vários outros. Quando os israelitas, vindos do Egito, começaram a invadir Canaã, cada agrupamento de cananeus tinha seu Baal. Para eles, essa divindade era o dono e senhor do pedaço de terra onde viviam. Assim, havia Baal-Hazor, Baal-Hermom, Baal-Peor, etc. Havia a crença de que um deus tinha seu poder limitado à geografia onde era cultuado. Com base nisso, alguns raciocinam que Jonas não se dispôs a ir a Nínive porque imaginava que o Deus de Israel não seria poderoso lá. Por essa mesma razão, ele teria pensado ser possível fugir de Sua presença saindo do território de Israel. Seria essa uma hipótese viável? Como que um profeta imaginou que seria possível se esconder de Deus?

Em oposição a essas ideias pagãs, o Deus da Bíblia é apresentado como tendo presença e poder universais (1Rs 8:27). Ele não está limitado ao espaço, como acontece conosco. Por isso, não importa onde estejamos, podemos contar com Sua presença, Seu cuidado e Sua bênção. Podemos orar com a mesma confiança de Davi: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali a Tua mão me guiará, e a Tua mão direita me susterá” (Sl 139:7-10).

MEDITAÇÃO DIÁRIA

13 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-e-onipresente/

https://youtu.be/BlDGDcZzF0I

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...