domingo, 14 de maio de 2023

Salmos 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 8 – Podemos analisar o Salmo de diversos ângulos. Quero te convidar a considerá-lo da perspectiva do salmista, e então extrair lições práticas para a vida!

Do ponto de vista do salmista, quem é observador da grandiosidade da natureza e reflete sobre ela pautando-se nas informações inspiradas sobre sua origem, verá que sua grandeza reflete a grandeza de Quem a criou, e sua beleza aponta à beleza de seu Criador. A partir de tal contemplação direcionada pela revelação, o pensador chega a conclusões maravilhosas.

A contemplação da natureza do ponto de vista bíblico ajuda-nos a perceber a conexão entre Deus e Sua criação, além de trazer uma série de benefícios à nossa vida espiritual e emocional:

• Podemos entender nossa posição como seres humanos diante de Deus e da criação. Ao contemplarmos a grandiosidade do espaço sideral, podemos nos sentir pequenos e insignificantes; contudo, ao mesmo tempo perceberemos a mão de Deus em cada detalhe e reconheceremos nossa posição singular como imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:1-2:25).
• Podemos desenvolver uma atitude de gratidão e de louvor ao Soberano Criador. Como o salmista, ao observarmos a beleza e a complexidade da criação divina, sentiremos profunda admiração e sensação de maravilha diante de Deus e Sua obra, o que resultará em atitudes de louvor, gratidão e adoração por tudo o que Ele criou e por nos permitir existir para contemplar Seus feitos.
• Podemos compreender nossa responsabilidade de ser bons mordomos daquilo que Deus nos confiou, e cuidar de Sua obra de forma responsável e sustentável. A autoridade (domínio) concedida por Deus sobre a natureza não é para explorá-la, mas para preservá-la. A função de Adão era cultivar e guardar, não destruir a natureza!
• Podemos encontrar paz e descanso em Deus, pois meditaremos em Sua grandeza e sabedoria em criar um universo inteiro. Assim, sentiremos uma profunda sensação de paz e de confiança em Deus, as quais nos auxiliarão a enfrentar os gigantescos desafios da vida com perspectiva saudável e equilibrada, cientes que Deus está no controle de tudo (Mateus 6:25-34).

O Salmo 8 fornece a chave para a correta compreensão da natureza; portanto, corretamente interpretadas, a Bíblia e a ciência andam juntas, de mãos dadas!

Precisamos apreciar a natureza para ajudar em nossa busca por reavivamento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...