domingo, 23 de abril de 2023

CRISTO E O UNIVERSO

 CRISTO E O UNIVERSO

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois Nele foram criadas todas as coisas. [...]. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Colossenses 1:15-17

Em sua carta aos irmãos de Colossos, Paulo escreveu um dos textos bíblicos mais esclarecedores a respeito da pessoa e da obra do Filho de Deus. Além de apresentar a relação de Cristo com Deus e com a igreja, mostra Sua relação com o Universo. Ele é apresentado como “o primogênito de toda a criação” (v. 15). Quando Deus queria demonstrar que alguém era especialmente honrado a Seus olhos, Ele o chamava de primogênito. Por isso, Ele chama Israel de primogênito (Êx 4:22) e também Davi (Sl 89:20, 27), embora este fosse o oitavo filho de Jessé (1Sm 16:10-13). Isso indica um lugar de honra diante de Deus. É nesse sentido que a expressão é aqui empregada. Paulo queria dizer que Cristo tem uma posição de honra sobre toda a criação, ou seja, Ele é o cabeça, o Criador de todas as coisas.

O verso seguinte confirma isso ao declarar que o motivo pelo qual Ele é assim chamado é que “tudo foi criado por meio Dele” (Cl 1:16). Todas as coisas visíveis e invisíveis, na Terra e nos céus, incluindo as ordens de seres espirituais – chamadas de tronos, soberanias, principados e potestades –, foram criadas por Cristo. “Tudo foi criado […] para Ele” (v. 16), para cumprir Seus desejos, servir-Lhe e promover Sua glória. Ele é o Senhor da criação.

“Ele é antes de todas as coisas” (v. 17). Cada coisa criada depende de algo anterior a si mesma para sua existência, mas não Cristo. “Ele é antes de todas as coisas”, autoexistente, não dependendo de nada nem de ninguém. Ele é eterno. A última página da Bíblia registra Suas palavras: “Eu sou o Alfa […], o Primeiro […], o Princípio” (Ap 22:13). O apóstolo ainda acrescenta que “Nele tudo subsiste” (Cl 1:17), todas as coisas permanecem juntas. Ele não apenas criou o Universo, mas também o mantém. É o responsável por seu funcionamento.

Hoje, lembremo-nos de que fomos criados por Cristo. Ele mantém o controle de todas as coisas, incluindo aquelas que nos afetam diretamente. Vamos confiar Nele, adorá-Lo e viver para obedecer-Lhe!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

23 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/cristo-e-o-universo/
https://youtu.be/w8r1w8TGrBA

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...