sexta-feira, 21 de abril de 2023

CRISTO, CABEÇA DA IGREJA

CRISTO, CABEÇA DA IGREJA

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Colossenses 1:18

A igreja é uma instituição fundada por Jesus com o objetivo de fazer discípulos, batizar e ensinar o que Cristo ordenou (Mt 28:18-20). Os diversos anciãos, pastores e administradores da igreja, embora tenham grande valor e sejam instrumentos de Deus, são membros do corpo e não sua cabeça. A igreja não deve ser regida por qualquer indivíduo nem pelos membros como um todo. Sua estrutura de governo é apenas uma forma pela qual a vontade de Cristo é executada. Ele é o chefe, o primeiro em posição, e deve continuar a ser o cabeça de Sua igreja.

O fato de Ele ser o cabeça significa que também o é na vida de cada cristão. Isso implica que devemos Lhe prestar uma obediência individual. Somente quando isso acontece é que a unidade do corpo se torna uma realidade (Guy Appéré, O Mistério de Cristo, p. 47).

Escrevendo aos colossenses, Paulo declara que uma das razões por que Cristo tem direito à autoridade suprema na igreja é o fato de Ele ser “o primogênito dentre os mortos”. A palavra “primogênito” é usada no sentido de posição e não de ordem, pois Ele não foi o primeiro a ressuscitar. Contudo, Ele é o vencedor da morte, por meio de quem todos os fiéis que passarem pela morte viverão. Ele declarou à irmã de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11:25). Ao idoso João, em Patmos, Ele disse: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou Aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos” (Ap 1:18, NTLH).

Cristo foi chamado de “o primogênito de toda a criação” (Cl 1:15) porque deu origem à criação natural. Também é o primogênito dos mortos, considerando que por Ele tem início uma nova criação. Ele é o princípio dessa nova criação, assim como fora o princípio da antiga, isso porque Sua ressurreição é uma garantia de nossa própria ressurreição (1Co 15:20-23).

Hoje, permita que Cristo seja o cabeça de sua vida e o conduza em todos os seus relacionamentos e em tudo que você fizer. 

https://youtu.be/MuDbfeUuCDc
MEDITAÇÃO DIÁRIA

21 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/cristo-cabeca-da-igreja/

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...