segunda-feira, 13 de março de 2023

VIRTUDES CRISTÃS

 VIRTUDES CRISTÃS

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22, 23

Nas cartas de Paulo, é comum encontrarmos algum estímulo para não só abandonarmos os vícios, pecados e as obras da carne, como também desenvolvermos virtudes cristãs. Essas virtudes são fruto da operação do Espírito Santo em nossa vida, desenvolvidas com nossa participação ativa. Escrevendo aos gálatas, depois de mencioná-las, o apóstolo declara: “Contra estas coisas não há lei” (v. 23). A lei de Deus não condena nenhuma dessas qualidades. Na verdade, são elas que capacitam o ser humano a viver em acordo com Sua lei.

O mesmo pode ser dito em relação às leis humanas. A sociedade não necessita de nenhuma proteção contra os que amam, são bondosos, mansos, têm domínio próprio e vivem em paz. No entanto, quando os seres humanos manifestam as obras da carne, como prostituição, lascívia, inimizades, ciúmes, ira, inveja, bebedices e coisas semelhantes, a sociedade requer medidas de segurança.

Na busca pelo cultivo das virtudes cristãs, será muito proveitoso efetuar, ao fim de cada dia, uma breve revisão de seu comportamento, suas atitudes e palavras proferidas durante o dia. Desse modo, você será capaz de descobrir os motivos que o levaram a agir daquela maneira, e perceber, com mais clareza, onde você falhou e onde acertou. Assim você conhecerá melhor a si mesmo e poderá planejar e estabelecer um relacionamento mais profundo com Deus e com o próximo.

Se, por exemplo, ao examinar a si mesmo, você perceber que falhou em se dominar em determinado momento, deverá confessar seu pecado a Deus e ao próximo, se este foi afetado, pedir o perdão divino e perdoar-se a si mesmo. Também deverá pensar em qual deveria ter sido o comportamento correto naquele caso, planejando agir desse modo em uma situação semelhante no futuro.
Na Carta aos Colossenses, depois de recomendar que os cristãos se revistam das virtudes cristãs (Cl 3:12-15), o apóstolo indica um procedimento indispensável: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês” (Cl 3:16). Na Palavra, encontramos sabedoria e força necessárias para desenvolver as preciosas virtudes cristãs.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

13 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/virtudes-cristas/
https://youtu.be/dlHVeQbJ0sI
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...