segunda-feira, 13 de março de 2023

Neemias 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 11 – Deus preza pelas cidades. Tanto aqui na velha Terra como na Nova há um destaque para a antiga e a nova Jerusalém. Os salvos habitarão na Nova Jerusalém, a noiva do Cordeiro.

Os que retornaram da metrópole babilônica atravessaram o deserto para reconstruir e repovoar Jerusalém. Várias famílias deixariam o campo para repovoar a cidade vazia. Famílias e seus líderes deveriam povoar novamente Jerusalém.

Enquanto algumas famílias foram selecionadas por sorteio, outras prontificaram para mudar-se (Neemias 11:1-2). Na sequência, o texto sagrado fornece uma listagem dos líderes (Chefes da Província, sacerdotes e outros, Neemias 11:3-24).

Embora Neemias não tenha usado sua liderança para forçar famílias mudarem para a cidade, o povo anuiu por ser essa a vontade divina. Além de ser muito bem organizada, planejada e ordenada, a mudança para o perímetro urbano era muito significativa. Além de Jerusalém, outras cidades também foram estabelecidas/povoadas (Neemias 11:25-36).

“Não há mudança nas mensagens que Deus enviou no passado. O trabalho nas cidades é obra essencial para este tempo”, escreveu Ellen White em 1910. Em 1909, já havia escrito: “Contemplemos as cidades e sua necessidade do evangelho! [...]. Quem se preocupa com as grandes cidades? Uns poucos apenas; quase nenhuma atenção, porém, tem sido dedicada a essa obra, em comparação com as necessidades imensas e as inúmeras oportunidades”.

Em 1912, Ellen White apelou: “O Senhor está falando a Seu povo neste tempo, dizendo: Busquem entrar nas cidades, e proclamem a verdade em simplicidade e fé”. Quem se dispõe a deixar seus preconceitos e comodismo para atender esta urgência? Há alguém?

A profecia aponta para uma resposta interessante: “Haverá membros leigos que se mudarão para vilas e cidades, para lugares aparentemente remotos, a fim de que façam brilhar para outros a luz que Deus lhes confiou”, afirma declaradamente Ellen White.

Se o povo de Deus abandona as cidades, Satanás toma conta delas; sem ser o sal da Terra e a luz do mundo, o remanescente não exerce influência alguma na sociedade urbana – exatamente como Satanás deseja. Por isso, devemos cumprir o plano celestial e ser nítida referência divina nas populosas cidades carentes da paz do perdão, da salvação e de esperança.

Reavivemo-nos! É nas cidades onde estão multidões de pecadores por quem Cristo deu Sua vida! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...