sexta-feira, 3 de março de 2023

Neemias 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 1 – Precisamos perceber que geralmente somos tão responsáveis pela situação desesperadora do povo de Deus quanto os outros. A culpa alheia comumente é a mesma que a nossa! Portanto, mais que lamentar a condição de declínio espiritual do povo, os fieis devem humildemente chorar e orar para Deus reverter a situação!

Isso explica a razão pela qual, diante da situação desesperadora dos judeus, Neemias priorizou a confissão de pecados e o perdão de Deus. A lição bíblica salta perante nossos olhos: Antes de pedir qualquer atuação de Deus em alguma situação, é urgente confessar pecados e obter perdão. Qualquer outro tipo de oração, não passará de mera ilusão!

Observe que, através da forma de Neemias orar, a teologia da oração nos mostra que orar não visa manipular a Deus, ou convencê-lO de que tem de fazer algo; nem lembrar-Lhe de Suas promessas... Na verdade, orar significa colocar toda nossa confiança na Palavra de Deus. Ainda que orar com base na revelação nos apresente o motivo de nossa real situação: Consequência de nossa desobediência.

A Palavra de Deus revela nossos infortúnios e incentiva-nos a confessar nossa terrível culpa diante do Soberano Juiz. Isso nos faz convictos de que não é confiando em nossos méritos, habilidades ou honras, mas na misericórdia de Deus que conseguimos o favor divino. Assim Neemias aproximou-se em oração do Deus Todo-poderoso crendo no atendimento de suas súplicas!

Neemias era um jovem, nascido em Babilônia. Vivendo no conforto do novo Império, preferiu não ir com o remancescente à Terra prometida. Residia no palácio real de Susã, tinha alta posição de alguém de grande confiança do rei persa. Ao saber de seus irmãos em Sião, reagiu positivamente!

Tristeza, não crítica, caracteriza quem descobre a situação deplorável do povo de Deus. Além disso, o servo de Deus não se afasta, nem abandona o povo com seus problemas; ele interessa e intercede pela intervenção divina. Ele também não indaga seu irmão informante dizendo: Não há ninguém que tome atitude lá?

Pessoas prósperas podem preocupar-se com o caos de seus irmãos a tal ponto de interceder em prol da atuação divina. Quando, sinceramente, observamos Neemias, que mesmo sendo imperfeito recorreu a Deus, somos inspirados a fazer o mesmo.

Somos chamados a repensar nossa religiosidade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...