domingo, 5 de março de 2023

NÃO OS SIGA!

 NÃO OS SIGA!

Ai deles! Porque seguiram o mesmo caminho de Caim e, movidos por ganância, caíram no erro de Balaão, e foram destruídos na revolta de Corá. Judas 11

Nos primórdios da igreja cristã, falsas doutrinas já representavam perigo. Surgiram muitos falsos mestres enquanto os apóstolos ainda estavam vivos. Parte do tempo de seu ministério foi gasto combatendo a heresia para manter a doutrina pura. A carta de Judas tem essa intenção. Ao se referir aos falsos mestres, Judas relembrou três famosos rebeldes: Caim, Balaão e Corá (Jd 11). Ele declarou que o caminho daqueles falsos mestres era o mesmo de Caim, que não queria prestar obediência fiel a Deus nem estava de acordo com seu irmão. Ele queria realizar um culto à sua moda (Gn 4).

Judas também afirmou que a motivação dos falsos mestres era a mesma de Balaão (Nm 22–25): a ganância. Priorizavam o ganho material, pondo em risco o ganho espiritual. Para persuadir Balaão a ir e amaldiçoar Israel, o rei Balaque lhe prometeu dinheiro, muito dinheiro. Esse era o ponto fraco de Balaão, mas era também sua força motivadora. Assim, embora não conseguisse amaldiçoar, posteriormente apresentou um plano para afastar Israel de Deus. Então fizeram uma grande festa, com muita comida, bebida, sexo e idolatria (Nm 25), e Balaão conseguiu o que queria. Na realidade, ele conseguiu mais. Suas ações desencadearam uma batalha, na qual muitos morreram, inclusive ele (Nm 31:8). Com frequência, a ganância obtém mais do que o desejado.

O terceiro exemplo citado por Judas é o de Corá, um príncipe levita que desafiou a liderança escolhida por Deus. Recusando-se a aceitar sua autoridade, ele se opôs a ela com o apoio de centenas de israelitas. Por isso, Deus o destruiu (Nm 16:1-35). De modo semelhante, os falsos mestres dos dias de Judas e de todos os tempos também perecerão. Deus os julgará.

Aí estão: Caim, Balaão e Corá. Três exemplos negativos. Não os siga! Seja fiel a Deus e adore-O conforme a revelação de Sua Palavra, e não conforme seu desejo. Se você pensa diferente de seus irmãos, cuidado! Eles podem estar certos, e você errado. Não se deixe levar pela ganância. Isso não vai acabar bem. Respeite aqueles que Deus escolheu para levar adiante Sua causa. Ajude-os a cumprir a missão!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

5 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/nao-os-siga/
https://youtu.be/kkojhLbTQAI
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...