segunda-feira, 6 de março de 2023

Neemias 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 4 – Cada cristão deve cumprir seu papel; senão, outro terá de fazê-lo, sobrecarregando a um, enquanto o outro estará ocioso. Ninguém consegue fazer tudo sozinho, mas o pouco que cada um fizer, o todo será realizado. Entretanto, sempre haverá alguém que não se unirá ao serviço em conjunto para Deus.

Neemias nos ensina que antes de investir em infraestrutura, é necessário estruturar equipes hábeis para executar a obra. Todas essas equipes precisam se reunir “como um só homem”.

A união do povo de Deus é essencial para a atuação de Deus. Isso foi fundamental na época de Neemias, no Pentecostes e será também no tempo do fim. Tal unidade não descarta a diversidade; significa todos, mesmo sendo diferentes e com dons e talentos diferentes, agindo com o mesmo objetivo, possuindo o mesmo desejo de trabalhar pelo mesmo propósito. Aliás, significa trabalhar juntos entre si e com Deus. Desta forma, o resultado será glorioso!

Mesmo sendo um líder extraordinário, fazendo tudo certo, tinha tudo para dar errado o empreendimento de Neemias. Inimigos astutos e vorazes estavam determinados a impedir o desenvolvimento da obra de Deus. A forma de Neemias agir oferece-nos preciosas lições para incentivar-nos no grandioso serviço a Deus:

• Diante de pessoas que ridicularizam, zombam e riem de nossos empreendimentos, precisamos nos dedicar à oração e trabalhar com afinco (Neemias 4:1-6). Trabalho e oração nunca devem divorciar-se na execução da obra de Deus. Neemias deixou isso claro ao enfrentar os debochados, unindo oração e trabalho.

• Diante dos complôs contra nós, precisamos orar fervorosamente e vigiar atentamente (Neemias 4:7-9). Neemias se apegou a esse binômio e venceu, mostrando que seu uso é essencial para enfrentarmos complôs e boicotes contra nós. Jesus, inclusive, foi incisivo em seu imperativo. Vigiar e orar são o segredo para não cair em tentação (Mateus 26:41).

• Diante de fortes ameaças perigosas é preciso confiar no Senhor e trabalhar preparado para enfrentar ataques dos inimigos (Neemias 4:10-23). Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e confiar o restante ao Deus dos impossíveis.

No grande conflito, precisamos da liderança de homens de Deus, focar a mente no trabalho, o coração na oração, os olhos na vigilância e os ouvidos ligados a tudo o que acontece ao nosso redor!

Precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...