domingo, 5 de março de 2023

Neemias 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 3 – Deus recompensa as orações, jejuns, perseverança e paciência daqueles que colocam seus dons e talentos em prol do Seu povo.

Ao lermos atentamente Neemias 3, devemos compreender que a “reconstrução do muro e das portas [de Jerusalém] não era apenas um projeto político, mas estava relacionada ao Deus de Israel, que cuida de Seu remanescente” (Comentário da Bíblia Andrews).

Além disso, o relato inspirado deve elevar-nos de nossas mazelas e preconceito deste mundo carcomido pelo pecado. Pois, “o exemplo de Neemias pode nos ajudar a lidar com as circunstâncias difíceis. Quando surgem problemas, muitas pessoas acusam Deus de ser injusto, alegando que Ele não é um Deus amoroso, mas um tirano egoísta que só pensa em Si mesmo. Obviamente, isso está bem longe da verdade, porque Deus é sempre favorável a nós e nunca contra. Ele é empático e compassivo quando deparamos com problemas”, argumenta Jirí Moskala.

A graça dada a Israel significa graça à humanidade. As portas de Jerusalém foram restauradas após Neemias estruturar o povo no trabalho em equipe (Neemias 3:6-32). A restauração dessas portas significa que, após o retorno do cativeiro, Jerusalém deveria abrir suas portas para a salvação de todas as nações.

• A igreja deve ter todos os seus membros unidos abrindo e apontando a porta da salvação aos perdidos do mundo todo.

Enquanto os judeus ainda estavam em cativeiro, Ezequiel teve uma visão da restauração da capital das terras de Sião com 12 portas (Ezequiel 48:30-35). Considerando que a Jerusalém restaurada pelos remanescentes foi imperfeita, a restauração completa ainda está por vir, na Nova Jerusalém, contemplada por João, cujo acesso é através de Cristo (João 10:9).

Profeticamente, o Apocalipse apresenta a Nova Jerusalém com 12 portas em seus muros. Na qual, “embora haja portas (21:13) e portas abertas (21:25), nem todos entrarão nessa cidade... O muro demarca a santidade da cidade (Ap 21:10) separando o puro do impuro (21:27). Deus é o muro de fogo que protege Sua igreja (Zc 2:5)... O pecado não pode entrar na Nova Jerusalém (21:27)... Embora a igreja seja aberta a todos, não é aberta a tudo. Muitas vezes a igreja, hoje, tem sido aberta a tudo, mas não aberta a todos” (Hernandes Dias Lopes).

Diante destas reflexões de Neemias 3, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...