sábado, 18 de março de 2023

BÊNÇÃOS DA SABEDORIA

 BÊNÇÃOS DA SABEDORIA

Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Tiago 3:13

A Bíblia classifica como sábios especialmente aqueles que conseguem descobrir a resposta certa em momentos críticos e em questões práticas. Temos os exemplos de José, que orientou o faraó sobre como superar os anos de fome que viriam sobre o Egito (Gn 41:33, 37-40, 54, 57), e Salomão (1Rs 3:5, 9, 12, 13; 4:29-34), que apontou com muita facilidade e rapidez qual era a verdadeira mãe do bebê que lhe fora apresentado em um julgamento (1Rs 3:16-28). Jesus também é retratado como sábio. Uma profecia escrita 700 anos antes de Seu nascimento dizia que Ele teria o Espírito de sabedoria (Is 11:1, 2). Isso ficou evidente enquanto Ele escapava das ciladas que Lhe eram armadas (Mt 22:15-22; Jo 8:1-11).

A sabedoria nos capacita a conviver com sucesso nos relacionamentos, tanto com Deus quanto com o próximo. Precisamos nos relacionar porque somos seres sociais (Gn 3:18). Temos necessidade de falar, de ouvir, de observar, de tocar e ser tocados. Isso é imprescindível para nossa saúde emocional e afeta todo o nosso ser. O rabino Harold Kushner afirmou: “‘Um só ser humano não é um ser humano.’ Nenhum de nós consegue ser verdadeiramente humano em situação de isolamento. As qualidades que nos fazem humanos só emergem através das maneiras pelas quais nos relacionamos com os outros.”

Tiago, escrevendo sobre a verdadeira sabedoria, indaga: “Quem entre vocês é sábio e inteligente?” A resposta que ele fornece diz respeito aos relacionamentos. Sábio é aquele que trata bem seu semelhante: que não tem inveja, não mente, não é faccioso, antes é manso e tem um procedimento digno. É imparcial, justo, sem fingimento, pacífico, tratável e cheio de misericórdia (Tg 3:13-18).

Lembre-se, ainda, de que, embora seja bom e até necessário reservar momentos para estar sozinho e repensar a vida, não é sábio se isolar e viver distante dos demais. O livro de Provérbios declara: “O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria” (Pv 18:1).

Hoje, peça a Deus que dê a você essa sabedoria e que o ajude a se portar com correção em seus relacionamentos e a fazer boas escolhas nas situações práticas da vida.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

18 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/bencaos-da-sabedoria/
 
https://youtu.be/pbtgFKavcsM
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...