sábado, 18 de março de 2023

Ester 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ester 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ESTER 3 – Liberdade religiosa é o direito fundamental de cada indivíduo de adotar a religião que quiser, mudar de religião e viver a experiência de sua fé sem preocupação com discriminação ou perseguição. Por outro lado, a intolerância religiosa, ameaça à liberdade religiosa e também destrói os direitos humanos.

Mesmo tendo levado “séculos para se reconhecer [no mundo] que a liberdade religiosa é fundamental e um direito humano básico”, conforme apresenta John Graz, “a perseguição [religiosa] será um fato até a volta de Cristo e os verdadeiros discípulos de Jesus serão vítimas e não perseguidores [Apocalipse 13]”.

Graz indica a razão por trás da intolerância religiosa. “A intolerância religiosa nega a dignidade humana. A perseguição é o resultado da intolerância, que é produto do pecado. A coerção é o oposto da mensagem de Cristo que respeita a liberdade de escolha”. Por isso, afirmou que “a perseguição traz consigo a assinatura do diabo”.

O Comentário Bíblico Adventista afirma que “qualquer uso de força ou perseguição em assuntos religiosos é uma política inspirada por Satanás e não por Cristo”.

Em Ester 3 nota-se que pelo fato de Mardoqueu não se curvar nem se prostrar diante de Hamã, um oficial orgulhoso do rei persa, o próprio Hamã conspirou para exterminar todos os judeus da Pérsia que optaram por não retornarem a Jerusalém.

Desprovido de justiça, o ódio religioso pode resultar em consequências titânicas, elaborando planos legais de genocídio e massacre – mesmo contra quem não tenha feito qualquer mal. Portanto, “a intolerância religiosa é um sinal de ignorância e arrogância. Ela nega a diversidade humana e o valor de cada ser humano criado à imagem de Deus. Devemos buscar a verdade, o amor e a tolerância, para construir uma sociedade mais justa a fraterna”, observou Walter Bureggemann.

Ester 3 adverte-nos contra o perigo da intolerância religiosa, mostrando que o desrespeito à liberdade religiosa é uma violação da dignidade humana; e, movidos por ódio, intolerantes desprovidos de respeito ao próximo promovem planos de conflito, violência e genocídio. Por outro lado, também mostra a importância de respeitar a liberdade de escolha de cada indivíduo para manter a paz social e o bem da comunidade.

A convivência entre pessoas de denominações/crenças diferentes pode ser pacífica, se houver respeito mútuo. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...