domingo, 12 de março de 2023

AS MARCAS DE JÓ

 AS MARCAS DE JÓ

Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto, temia a Deus e se desviava do mal. Jó 1:1

A Bíblia não declara quem escreveu o livro de Jó. O Talmude Babilônico menciona que foi Moisés. Após haver fugido do Egito, Moisés tornou-se um pastor de ovelhas na região de Midiã durante 40 anos. Foi ali que ele escreveu o livro de Jó, de acordo com Ellen G. White. Provavelmente, os acontecimentos narrados nesse livro tenham ocorrido nos tempos dos patriarcas.

Além do povo de Israel, havia, na era patriarcal do Antigo Testamento, outros que acreditavam no Deus verdadeiro e O adoravam. Alguns deles chegaram a ser profetas e sacerdotes de Deus em suas comunidades. Um deles foi Melquisedeque, que era amigo de Abraão, rei da cidade de Salém e também sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14:18-20). Balaão foi outro exemplo. Antes de entrar em cena na história bíblica, já “tinha sido um bom homem e profeta de Deus”. Infelizmente, “havia apostatado e se entregado à cobiça” (Patriarcas e Profetas, p. 382 [439]). Há, ainda, o personagem conhecido como Jetro. Ele deu abrigo a Moisés e se tornou seu sogro. Jetro era sacerdote do mesmo Deus de Israel (Êx 18:1, 8-12).

Jó era um desses fiéis que não faziam parte do povo de Israel. Sua terra era Uz, no Oriente, ou seja, em algum lugar do outro lado do rio Jordão, nas terras árabes (Jó 1:1, 3). Ele também foi sacerdote de sua família e, pelo menos uma vez, intercedeu por seus amigos (Jó 1:5; 42:7-9).

O livro que conta sobre sua vida, seu sofrimento, sua perseverança e seu forte apego a Deus se inicia apresentando as qualidades de Jó. Em seguida, elas são repetidas pelo próprio Deus (Jó 1:8; 2:3). São quatro as marcas de Jó: Ele era íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal. Faço-lhe agora uma pergunta: Se alguém fosse escrever um livro sobre você, seria possível descrevê-lo da mesma forma? Sugiro que você leia o texto para a reflexão mais uma vez e substitua algumas palavras: em lugar de ler “na terra de Uz”, coloque o nome da cidade onde você mora. Troque o nome de Jó pelo seu. Se você for mulher, faça o mesmo, anotando essa informação na parte que diz “homem”. Deus quer que essas características sejam suas também!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

12 de março

•••••

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...